Porque o trabalho não acontece no trabalho
Jason Fried pensa profundamente sobre colaboração, produtividade e natureza do trabalho. Ele é o co-fundador da 37signals, criadora do Basecamp e de outras ferramentas de colaboração baseadas na web, e co-autor do ótimo livro “Rework”.
Resumo
Empresas, governos e outras organizações investem tanto dinheiro em reunir suas pessoas no escritório, mas quando as pessoas realmente querem que algo seja feito no trabalho, elas querem fazê-lo em outro lugar. Eles tendem a fazê-lo em casa, ou em seu trajeto (avião, trem, carro), ou em horários estranhos – de manhã cedo, tarde da noite, fins de semana. Isso ocorre porque a maioria das pessoas em profissões criativas precisa de tempo ininterrupto para trabalhar, e estar no trabalho corta o seu dia com reuniões e outras solicitações.
Jason vê uma conexão entre trabalho e sono. O sono acontece em fases – para chegar à fase mais profunda, você precisa passar pelos outros primeiro. Se interrompido em uma fase inicial, você precisa passar por todos eles novamente. As interrupções em um escritório não são as mesmas que em casa – em casa, você pode optar por ligar a TV, navegar na internet ou dar um passeio, por vontade própria. No escritório, as principais interrupções são gerentes e reuniões, muitas vezes num momento inoportuno pensando em sua produtividade. O trabalho dos gerentes é gerenciar, e isso acaba incluindo, no modelo tradiciona, interrupções para verificar o que você está fazendo. Eles também tendem a convocar reuniões para resolver problemas – tirando 10 pessoas da linha de pensamento para falar sobre o trabalho (em vez de realmente trabalhar). Para uma reunião de 1 hora, são 10 horas de perda de produtividade da organização. As reuniões também têm o hábito de causar mais reuniões – aumentando o dano feito.
Então, como os gerentes esclarecidos podem fazer com que seus funcionários trabalhem novamente no escritório?
- “No talk Thursdays” (traduzindo, “Sem papos na quinta-feira”) – diga às pessoas para não falarem umas com as outras durante uma tarde por mês. É incrível quanto trabalho será feito se os funcionários puderem ter 4 horas ininterruptas.
- Afaste-se da comunicação face a face e dos e-mails/mensagens. Isso ainda pode ser demorado, mas pelo menos o destinatário pode escolher quando lidar com isso. Eles podem agendar em torno de seu trabalho principal e levá-lo ao seu próprio ritmo.
- Cancelar uma reunião – se você tiver que tomar uma decisão em uma reunião, basta cancelá-la. A decisão ainda será feita de alguma forma e você liberará a programação de todos.