delorean

Como baixar versões antigas de plugins no repositório oficial?Leitura de 2 minutos

Existe uma maneira simples de obter versões anteriores de seus plugins do WordPress, por exemplo, se uma versão atual quebrar sua configuração e você precisar voltar para a versão que funcionava.

Note que essa dica é ótima para resolver problemas por um tempo, mas que não é recomendado deixar plugins desatualizados por muito tempo já que eles lidam também com questões de segurança do plugin em seu site, e não apenas de questões estéticas/visuais.

Um exemplo prático sobre quando isso vai ser útil: Essa semana resolvi ajudar uma amiga a migrar o seu site para outro servidor, e muitos plugins estavam desatualizados.

Resolvi atualizar o plugin Advanced Custom Fields que estava numa versão antiga, 4 ponto alguma coisa, mas o plugin já está atualmente na versão 5.1. Ao atualizar o plugin, todos os campos personalizados criados por ele foram perdidos, e lendo descobri que na virada da versão 4 para a 5 isso realmente acontece, então precisei manter a versão 4 enquanto buscava uma maneira de restaurar tais campos na versão 5.x do plugin.

Ao visitar a repositório oficial dos plugins, existe um pequeno link “Panorama Avançado” na barra lateral direita.

como baixar versões antigas plugin

Ao clicar no referido link, role até o final e você verá a seção “Opções avançadas”, onde você pode escolher uma versão anterior do plugin.

No referido caso, escolhi a última versão 4 disponível.

opcoes avancadas versoes anteriores plugin

Pronto, agora que o site do cliente foi migrado e continua funcionando com uma versão antiga do plugin, exportei todo o site, importei em ambiente local no meu computador e assim vou trabalhar na correção sem precisar tirar o referido site do ar, ou esconder partes dele por conta do erro que aconteceu.

E aí, sabiam disso? Mais um detalhezinho simples mas sempre bom de aprender!

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *