homem criando musica

12 sites para encontrar músicas para seus vídeos [+ 13 links bônus!]Leitura de 11 minutos

Hoje em dia, com o boom das redes sociais, vídeos e podcasts, todos já sabem que criar bons vídeos para suas redes sociais é ótima forma para promover sua marca pessoal ou negócio.

O grande desafio na parte sonora disso é que você não poderá utilizar músicas mega famosas em seus vídeos em tomar uma advertência das redes, podendo ter seus vídeos removidos ou até mesmo sua conta banida de uma rede.

O que fazer então? Onde encontrar bons recursos para este desafio?

Você quer algo cativante que se encaixe no tom que seu vídeo imprime, mas não quer violar as leis de direitos autorais e perder a publicação depois.

Existem formas interessantes de sobrepassar este desafio. Muitos tipos diferentes de licenças cobrem diferentes orçamentos ou casos de uso.

  • Royalty-Free: música royalty-free é a música que você pode usar sem pagar royalties. Isso significa que você pode usar a música em seus vídeos sem obter permissão do artista ou pagar por uma licença. Geralmente, você pode encontrar músicas isentas de royalties em sites de áudio.
  • Domínio Público: Músicas/áudios de domínio público não são protegidas por direitos autorais e podem ser usada por qualquer pessoa para qualquer finalidade. Isso inclui canções folclóricas tradicionais, música clássica e obras lançadas explicitamente em domínio público.
  • Creative Commons: é uma licença que permite que você use o trabalho de outra pessoa gratuitamente, desde que você dê crédito ao criador. Existem várias licenças Creative Commons, portanto, leia os termos antes de usar qualquer música em seus vídeos.

Sem mais delongas, vamos para a lista organizada primeiro por recursos gratuitos e depois os pagos:

1 – Biblioteca de áudios do Youtube (Youtube Audio Library)

O primeiro mais comum para isso hoje em dia é procurar música na Biblioteca de áudio do YouTube, gratuitas e de alta qualidade. Você pode pesquisar por gênero, instrumento, mood ou duração e visualizar as faixas antes de baixá-las.

Você pode usar músicas da Biblioteca de áudio do YouTube em seus vídeos do Instagram e do Youtube. Mas bastante atenção, leia a licença de cada áudio escolhido para ter certeza de seguir as diretrizes de direitos autorais especificadas no YouTube.

Bibiloteca de áudios do Youtube

2 – Coleção de sons do Facebook Business Studio

Assim como o Youtube, o Facebook conta com sua própria coleção de sons com mais de 10 mil trilhas disponíveis

colecao sons facebook

3 – Incompetech

O Incompetech.com é uma ótima fonte gratuita de áudios, e foi a primeira fonte gratuita que conheci!

Esse site foi criado por Kevin MacLeod, um músico e compositor americano que já criou mais de 2 mil áudios royalty-free sob a licença Creative Commons.

Kevin tem uma das trilhas mais tocadas no Tiktok, a “Monkeys Spinning Monkeys”, que de Janeiro a Junho de 2021 atingiu impressionantes 31,612,975,915 reproduções! É um número tão impressionante que não pude deixar de colocar a trilha para você ouvir aqui mesmo.

Conhecia esta trilha? Me fale nos comentário no fim deste artigo!

Não é um site que se destaque por um design bonito, mas é super prático e você pode pesquisar por gênero, mood ou instrumento, mas também ler sobre licenças de música. Além disso, o site possui uma seção prática de “música para vídeo” que apresenta faixas projetadas especificamente para uso em vídeos.

O Incompetech é gratuito para nós visitantes, e ganha dinheiro com anúncios e doações pelo Patreon.

incompetech

Vale destacar também que Kevin possui um outro site com trilhas gratuitas que vale a pena você conhecer, o freepd.com!

4 – Free Music Archive

O Free Music Archive, ou FMA para os mais íntimos, é outro site interessante para pesquisar músicas gratuitas. É um pouco mais eclético do que a Biblioteca de áudio do YouTube, então você encontrará uma variedade maior de gêneros e estilos aqui.

Mantido pela Tribe of Noise, empresa holandesa, disponibiliza todas as músicas do site são licenciadas sob Creative Commons, então você pode usá-las em seus vídeos. Você pode pesquisar por gênero ou artista e ouvir prévias das músicas antes de baixá-las.

freemusicarchive

5 – Musopen

Musopen é um site perfeito para encontrar música clássica para seus vídeos. O site tem várias faixas para escolher; você pode filtrá-los por compositor, orquestra, período, mood, duração e muito mais. Além disso, todas as músicas do site são licenciadas sob Creative Commons, portanto, você pode usá-las em seus vídeos.

A Musopen é uma empresa sem fins lucrativos de São Francisco, Califórnia, e trabalha para aumentar o acesso à educação musical, fornecendo gratuitamente gravações musicais, partituras, aplicativos e materiais educativos.

musopen

Agora, vamos para a lista de sites pagos:

6 – StoryBlocks

o StoryBlocks é um site interessantes pois além dos mesmos recursos dos demais sites, possui uma seção específica de trilhas para mídias sociais!

Biblioteca de música royalty-free com vários gêneros musicais para escolher. Você pode encontrar de tudo, do pop ao clássico, neste site.

storyblocks

7 – AudioJungle

O AudioJungle, da Envato, é excelente para encontrar músicas de alta qualidade para seus vídeos. Você pode pesquisar por gênero ou mood e ouvir prévias das músicas antes de baixá-las.

Oferece uma variedade de planos pagos que lhe dão acesso a mais recursos e arquivos de áudio de alta qualidade. Os preços do AudioJungle começam em 12 dólares por mês para o plano básico e vão até 48 dólares por mês para o plano premium.

Você ainda tem a opção de se cadastrar no Envato Elementos por 16 dólares por mês e ter acesso a áudios, videos, imagens, e muito mais.

audiojungle

8 – Bensound

O Bensound é um mais uma ótima opção onde você pode encontrar música de alta qualidade para seus vídeos. Possui uma biblioteca de músicas que você pode escolher e também pode criar listas de reprodução personalizadas. O site é fácil de usar e você pode pesquisar músicas por gênero, mood ou artista.

Todas as músicas do site são licenciadas sob Creative Commons, portanto, você pode usá-las em seus vídeos. Os preços começam em aproximadamente 12 dólares por mês de assinatura, ou você pode pagar 34 dólares por faixa.

bensound

9 – Epidemic Sound

A Epidemic Sound é uma empresa de música com uma rica história desde 2009. Eles fornecem música de alta qualidade para vídeos e sua biblioteca está em constante expansão.

A Epidemic Sound foi fundada por três amigos que trabalham na indústria da música. Eles estavam frustrados com a qualidade do estoque de música disponível, então decidiram criar o seu próprio. Desde então, se tornou uma fonte de música de alta qualidade.

Nos últimos anos, a empresa tem trabalhado arduamente para expandir sua biblioteca e tornar mais fácil para as pessoas encontrarem a música perfeita para seus vídeos. Como resultado, eles agora têm mais de 30.000 faixas disponíveis.

O serviço de assinatura mensal da Epidemic Sound começa em 15 dólares por mês. Isso lhe dá acesso ilimitado a todas as músicas do site, sem limite de downloads!

epidemic sound

10 – ccMixter

O ccMixter.org foi criado como um projeto Creative Commons. É uma plataforma de colaboração para músicos que desejam promover seu trabalho.

O ccMixter oferece uma variedade de planos pagos que dão acesso a mais recursos e arquivos de áudio de alta qualidade. Os preços começam em 12 dólares por mês para o plano básico e vão até 48 dólares por mês para o plano premium. Pelo preço, acaba sendo mais válido para quem já tem um bom lucro com a produção de vídeos e busca aúdios mais originais, menos batidos!

ccmixter

11 – Jamendo Music

O Jamendo é mais uma ótima opção para encontrar músicas isentas de royalties para seus vídeos e com diversão opções de estilos musicais (Pop, Hip-Hop, Lo-fi, Funk americano, Gangsta Rap, Eletrônico, entre outros)

Você pode navegar pelas músicas por gênero ou usar a função de pesquisa para encontrar a música perfeita para o seu vídeo.

jamendo

12 – MusicBed

O Musicbed licencia música de alta qualidade para cineastas, estúdios de TV, marcas e agências em todo o mundo.

Representando mais de 700 compositores líderes e artistas independentes, as empresas atenderam centenas de milhares de clientes, incluindo potências do entretenimento como Sony Pictures, 20th Century Fox, Lionsgate, Netflix, MTV, CBS, FOX e ESPN, bem como os maiores marcas como Nike, Samsung, Google, Nikon, Xbox, Lexus, Lamborghini e Verizon.

musicbed

Bônus!

Essa lista ia acabar por aqui… mas tem tantos outros sites que resolvi os adicionar como um bônus no fim do artigo. Será uma simples lista de links, mas que adiciona ainda mais valor a este artigo:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.