Como remover o Editor do menu ‘Aparência’Leitura de 1 minutos

O painel do WordPress contém um item no menu que permite que você edite qualquer tema WordPress instalado em Aparência > Editor. No entanto, há momentos em que você não pode querer alguém bisbilhotando e alterando as coisa por lá e limitar tal poder de edição apenas a quem tenha a senha de FTP, já que é muito fácil cometer erros que podem derrubar o site por completo.

Para remover tal item do menu, basta adicionar o snippet abaixo em seu arquivo functions.php:

function remove_editor_menu() {
  remove_action('admin_menu', '_add_themes_utility_last', 101);
}

add_action('_admin_menu', 'remove_editor_menu', 1);

Logicamente, você não usará isso em seu site pessoal, tal snippet é indicado apenas em trabalhos feitos para clientes que não tenham domínio total no WordPress e possam vir a causar problemas no trabalho executado.

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 comentários

  1. Ola amigo, no meu wordpress na guia aparecencia nao tem
    o editor, gostaria de alterar o Html do blog, mas nao consigo, tem alguma guia pra alterar a fonte do blog?
    Obrigado pelo excelente site.

    1. Augusto,
      caso seu site seja no wordpress.com, não tem como. Esta dica é para usuários do wordpress.org, versão disponibilizada para instalação em servidor e domínio próprio, com nivel de acesso de Administrador.

  2. Guga, gostaria de instalar alguns plugins mas nao encontro o editor em aparência. Você sabe o que eu preciso fazer para incluir? Preciso comprar essa opção?
    Estou com bastante dificuldade, quero instalar o google analytics para mensurar melhor meu acessos e já tentei tudo o que poderia.
    Você tem alguma solução?

    Muito obrigada

    1. Bia, isso só pode acontecer em 2 situações: Ou você não é administradora do site ou o desenvolvedor do tema retirou o menu através de uma função no arquivo functions.php.
      Sobre o Google Analytics, não tem mistério, só colocar a tag do analytics no arquivo header.php, antes de fechar a tag head.