Como espalhar as suas ideias
Em um mundo em que temos muitas opções a serem escolhidas e tão pouco tempo, nossa solução óbvia é ignorar o comum, o ordinário. O guru do marketing Seth Godin explica porque, quando se trata de capturar nossa atenção, ideias más ou estranhas são mais bem-sucedidas que as ideias comuns.
Nos primeiros anos, a ideia do pão fatiado era um fracasso completo – ninguém queria, e ninguém sabia que estava disponível. O foco original era em patentes e fábricas – o lado técnico da ideia, e não o comercial. Hoje em dia, não importa quão boa seja a sua ideia (ou produto), é apenas a mais difundida que “ganha”.
Na história recente, a TV era como as empresas divulgavam seus produtos. A publicidade na TV proporcionaria vendas que você poderia reinvestir na TV. Hoje em dia isso simplesmente não funciona – as pessoas têm muitas escolhas e pouco tempo para se preocuparem com a publicidade – elas ignoram a maior parte delas. A melhor maneira de ser notado é ser notável ou diferente. Os carros maiores e menores são os mais vendidos agora – porque são diferentes. Uma cadeira pode vender melhor como um símbolo de status, em vez de uma cadeira utilitária.
O complexo industrial de TV vendeu para as massas – estas são as pessoas que pararam de se importar e simplesmente ignoram isso agora. Hoje em dia, uma estratégia melhor é apelar para o nicho – early adopters ou ‘geeks’. Essas pessoas gostam de ouvir e estão dispostas a tentar algo novo e contar a seus amigos sobre isso. Eles têm “Otaku” – uma obsessão para tentar algo, porque é isso que eles fazem. Agora é difícil comercializar uma variedade de produtos que não têm um grupo Otaku. Por isso, você verá muito mais variedade em molhos picantes do que em mostardas. Venda para as pessoas que estão ouvindo e elas podem contar para seus amigos.
A Apple transmitirá sua apresentação e 50.000 pessoas assistirão a um comercial de 2 horas para seus produtos, porque essas pessoas se importam o suficiente para ouvir. Eles vão dizer aos seus amigos, e estaapresentação é o que mantém a Apple tão bem sucedida. O Pearl Jam agora vende apenas em seu site (para seus maiores fãs) e lucra sempre. O Dutch Boy Paint é 35% mais caro, mas desejado pelo design inovador de sua lata de tinta, mas o Hard Candy Nail Polish não agrada a todos, mas aqueles que o amam falam sobre isso o tempo todo. As pessoas querem produtos diferentes e querem que eles sejam direcionados a eles.
– O design é gratuito quando você cosnegue escala, e as pessoas que estão criando algo notável podem fazer o design funcionar para elas
– O mais arriscado é comercializar com segurança no mainstream. Ser seguro agora é sobre marketing em nichos. Simplesmente ser muito bom não é notável e raramente é notado – você também tem que ser diferente.
– A melhor maneira de comercializar um novo produto é descobrir quem se importa e direcioná-lo diretamente.