SEO: Meta Description em categorias do WordPress
Vejo todos muito preocupados em aplicar as melhores técnicas de SEO em seus blogs, instalar os melhores plugins para essa finalidade, etc… mas tem alguns detalhes que muitos não reparam que já dá para fazer mesmo sem plugins
Você já abriu a página de suas categorias e procurou a meta description no código html das mesmas ?
Pois é, fiz isso no meu site e em alguns outros grandes sites que falam sobre SEO e/ou WordPress, etc e notei que só no meu site aparecia a description das categorias certinho.. e sabe porque ?
O motivo é bem simples: tais sites, ao criar suas categorias, não a fizeram de maneira completa.. vejam a imagem abaixo:
Pelo o que pude notar, a grande maioria dos usuários WordPress cria a categoria e não dá a mínima atenção para o campo Descrição, normalmente o deixando em branco.. e aí está o erro !
Descrição.. em inglês, Description ! Sim, o preenchimento deste campo será exibido na meta tag description da página desta categoria !
Portanto, lembrem-se: sempre preencham o campo Descrição, e se você usa Tags no WordPress prencha a descrição destas também!
Valeuuuu Guga, gostei do seu post….
É realmente isso que acontece, o pessoal preenche as meta-tags dos posts e não ligam muito para as categorias dos Blogs. Eu fui um que fiquei muito tempo sem usar este campo (description) das categorias, e um dia desses tbém fiz isso q vc fez, olhou o codigo-fonte e percebi que não tinha nada lá.
Um abraço e Sucesso!
Por favor, eu sempre preenchi este campo das categorias, porém isto acusa erro no Web Master Tools pq esta descrição fica sendo tb a da /page/s das categorias. Isto n dá a entender conteúdo duplicado? Obrigado!
O preenchimento é justamente para a página da categoria, e não para os posts que esta possuir. A description de cada post deverá ser feita individualmente com o uso de plugins como o Platinum Seo Pack ou o All in One Seo Pack
Ótima dica
Ótima dica, adorei.
Muito obrigada e sucesso prá vc!
Abraços
Regina
Gostei bastante de sua dica.
Muito obrigado!
Belo artigo Guga, e quero deixar uma dica também: para facilitar a visualização da meta description, eu uso uma ferramenta da SEOMofo.
É bem útil
Ótimo artigo.
Já eu uso o wordpress seo. Ele é extremamente fácil de usar, e ainda tem algumas ferramentas de estatísticas, gera sitemap…. estou gostando muito.
Também estou gostando muito do portal. Parabéns a equipe.
Sim, o WordPress SEO é muito bom.
Esta dica é mais antiga que o WordPress SEO, da época em que esta era a melhor solução 🙂
Mas esta dica ainda é válida para aqueles que não estejam usando um plugin que exerça bem tal função.
Obrigado pelos parabéns, estamos aqui para compartilhar as melhores informações sobre WordPress com vocês!
Bom dia Guga, excelente artigo, no entanto, tenho uma dificuldade com meta description duplicada, pois depois que adicionei a description nas categorias ela é adicionada tanto para a primeira página da categoria como para as seguintes, gerando assim meta description duplicada, queria saber se tem como imprimir esta description somente na primeira página da categoria no wordpress.
Klayton, o ideal é nem indexar todas as página de uma categoria, pois normalmente o conteúdo que está nela também está na página do post.. A não ser que seu site fuja do padrão que vemos por aí e crie uma descrição específica de cada post para aparecer na página da categoria, criando um conteúdo diferenciado.
Mesmo assim, o conteúdo das páginas muda por sempre tem 10 últimos posts e o post mais recentes acabam ficando para trás e virando conteúdo da página 2, depois da 3, e assim por diante.
Por conta disso, prefiro bloquear as páginas e deixar indexar apenas a página principal de uma categoria.
Espero ter ajudado. Abraços!
Esclareci perfeitamente minha dúvida, no entanto, não sei como bloquear as demais páginas das categorias, e indexar somente a primeira página. Tem algum plugin que faz isso ou algum hack?
Eu preencho todas as descrições de categorias, mas queria uma forma de indexar somente a primeira página de cada categoria. Como eu faço isso?
Artigo simples e prático! Valeu!
Bacana…. já vou fazer isso no 4Rodas