Migração do WordPress: Movendo o WordPress com o PhpMyAdmin
O WordPress tem um sistema bastante funcional de exportação/importação, mas quando usamos esse método para transportar nosso WordPress para uma nova hospedagem, por exemplo, importamos todos os posts e páginas com seus respectivos comentários, mas todo o resto (como plugins e configurações) é perdido. Entretanto, se temos o PhpMyAdmin instalado em ambos os servidores envolvidos nessa mudança, há um meio muito mais completo para transportar o site. Pois é, uso “transportar” em lugar de “importar”, porque é exatamente isso. Dessa forma vamos mover todo o conteúdo do site exatamente como está. Vamos às ações necessárias:
- O primeiro passo é copiar a estrutura de arquivos do site antigo para o novo host, com especial atenção à pasta
wp-content
, onde residem os plugins, temas, arquivos de mídia e arquivos de tradução (talvez até backups do conteúdo). - Quando a estrutura estiver igual nos dois servidores, o próximo passo é instalar o WP no novo servidor. Entre no cPanel (ou similar) e crie uma nova database e um novo usuário. Depois dê todos os direitos a este usuário na database recém-criada. Atualize o arquivo
wp-config.php
com esses dados (veja abaixo).
// ** MySQL settings ** //
define(‘DB_NAME’, ‘[database]’);
// The name of the database define(‘DB_USER’, ‘[usuario]’);
// Your MySQL username…
define(‘DB_PASSWORD’, ‘[senha]’);
// …and password define
(‘DB_HOST’, ‘localhost’); // 99% chance you won’t need … - Depois disso, nosso WP estará pronto para ser instalado no novo servidor, para isso apenas entre na administração. Como o sistema ainda não está instalado, a interface de instalação será exibida. Instale o sistema.
- Pronto, agora vá ao servidor de origem, no PhpMyAdmin e selecione a database do WordPress. No menu superior à direita há a opção “Exportar” – atenção porque se vc estiver vendo uma tabela e não a database toda, o arquivo de exportação vai conter apenas a tabela em questão e nós queremos a database inteira. Clique.
- Na interface de exportação, faça o seguinte:
- Marque (no select à esquerda) todas as tabelas da database (vem marcadas por padrão).
- No box Estrutura, marque a opção “Add DROP TABLE / DROP VIEW” – isso irá eliminar as tabelas antigas antes de criar as novas tabelas.
- Marque a opção “Salvar como arquivo”, abaixo – isso vai forçar o sistema a enviar o arquivo gerado como download. Se o conteúdo for grande demais e o PhpMyAdmin vai imprimir na tela (como é o padrão) e o seu navegador vai travar!
- Clique em “Go” (Ir) e salve o arquivo num local conhecido.
- Ok, agora temos que fazer algumas modificações nesse arquivo, pois ele traz informações do antigo domínio. Se a mudança de servidor não implica em mudança de domínio, passe à próxima etapa. Supondo que a mudança se dará entre os domínios “https://www.old.com” para “https://www.new.com”. Teremos que substituir todas as ocorrências de um pelo outro no arquivo – um trabalho massante e demorado, se tivéssemos que fazer manualmente, mas não temos! Abra o arquivo de exportação com o WordPad (único editor de texto que suporta arquivos enormes sem travar o Windows). Digite Ctrl + H – isso vai abrir a caixa “Localizar e substituir”. Digite o antigo na caixa “Localizar” e o novo em “Substituir por” e clique em “Substituir tudo”.
- Apenas mais um detalhe: às vezes a opção ‘upload_path’ está setada com o caminho completo até o diretório de uploads, mas pode ser apenas
'wp-content/uploads'
– o que é polivalente, funcionando em qualquer servidor. Busque por ‘upload_path’ e se encontrar um valor absoluto, substitua pelo mostrado acima.
(59, 0, ‘upload_path’, ‘/home/dominio/public_html/wp-content/uploads’, ‘yes’), por (59, 0, ‘upload_path’, ‘wp-content/uploads’, ‘yes’),
- Salve o arquivo.
- Entre no PhpMyAdmin do novo servidor e, na página da database, clique em “Importar”. O arquivo traz a codificação original da database antiga, portanto veja a codificação das tabelas antigas antes de selecionar a codificação do arquivo indicado para ser importado. (deve ser latin1 ou utf8)
- Clique em “Importar”.Se tudo deu certo, sua instalação do WP foi movida com tudo para o novo servidor, já com os seus plugins instalados e funcionando e com todas as suas antigas configurações ainda válidas, incluindo os usuários. O usuário ‘admin’ criado pelo WP será substituído e a senha que você copiou no fim da instalação não funciona mais – use seu login e senha antigos (que também foram importados) para entrar.
Ótimo post!
QUAIS AS PRINCIPAIS TABELAS do wordpress ?
quero so pegar o conteudo mesmo…
categorias, posts, paginas.
So a parte DE CONTEUDO, quais das 11 tabelas devo SELECIONAR ?
Olá amigo!
é possivel mover o wordpress de um dominio para outro, neste caso no mesmo servdor de hospedagem. ex: mover de www . antigowp . com para meu www . novowp . com, como disse os dois dominios estão no meno servidr de hospedagem.
att.
Helio
post muito útil. serviu pra eu fazer a migração. só deu problema em alguns plugins a questão de acentuação. vale indicar no post qual o formato de caractere para manter a formatação na hora de importar. ao invesde utf-8 mudar para 'latin1' resolveu meu caso.
Assim como o Marcelo Araújo, também tenho problema com vários plugins quando vou fazer a migração do WordPress. Normalmente desenvolvo localmente e depois subo o site para publicar no endereço final. Esse problema com os plugins me deixam de saco cheio, rsrs
Obrigado, deu tudo certo!!!
Show de bola! Brigadão!
Só precisei fazer umas alterações no .htaccess
Olá! Muito obrigado pelo tutorial! Ajudou muito!
Só uma atualização: para exportar a database no novo PHPMyAdmin tem de selecionar primeiro as tabelas e depois clicar em Exportar. Então, selecione “Custom” em Export Method para aparecer as opções mencionadas: “Save output to a file” e “Add DROP TABLE / VIEW / PROCEDURE / FUNCTION / EVENT statement”
Como aconteceu com o José Neto, tive de fazer algumas alterações também no .htaccess para atualizar o redirecionamento pro novo domínio. Depois voltei ao padrão (google). Sobre o UPLOAD_PATH, a string do caminho está sem nenhum valor, vazia, mas funcionando assim mesmo… até agora. Bom, mas valeu demais pelo tutorial! Aprendi muito!
Parabéns, post DUCA.
Muito obrigado mesmo.
Saudações de Brasilia.
Boa tarde, sei que o poste é antigo mas gostaria de revivê-lo.
Após fazer todos os mesmos procedimentos seguindo a risca o que falou, estou com o problema de dar erro 504 ao abrir a interface do wordpress.
O que pode ser?
Já renomeei a pasta plugins, deixei ela vazia e nada.
Excelente post.
Muito bom post