7 verificações para fazer antes de publicar seu site/blog em WordPress

Durante esses dias, eu fiz alguns testes em vários blogs no meu trabalho (+/- uns 100). Encontrei erros absurdos e ao mesmo tempo muito bobos.  Por isso me auto-convidei para escrever aqui no Tudo Para WordPress e compartilhar essa experiência com vocês.

Esse post é apenas um “checklist” de coisas que você pode testar e verificar antes de fazer uma publicação.

1. Trocar o fav.ico do WordPress

É mais por questão de identidade. Basta substituir o arquivo no diretório.

2. Não verificar a página de erro 404

Verfique como a sua página de erro está sendo apresentada no blog. Na maioria das vezes, principlamente quando um template é customizado, essas páginas sempre são esquecidas. Então, faça uma customização nela e incentive o usuário a ficar no seu blog deixando disponível uma caixa de busca (mesmo se você já tiver uma na sidebar), uma lista de últimos posts publicados e uma de posts mais visitados.

3. Verfique o carregamento da página

Um problema que acontece principalmente nos IE(cas) da vida, são o “carregamento eterno” de scripts. Pode ser pelo servidor não conseguir acessar esse script ou algum erro de funcionalidade/código. Pra evitar que a página fique pesada, ou que ela não carregue direito, coloque as chamadas dos scripts no final do código, dentro do footer.php. Mas de qualquer forma, verifique como está o carregamento das páginas, principalmente se você usa muitos plugins. Aconselho o YSlow, plugin do Firefox, pra saber quanto tempo a página demora pra carregar e qual o tamanho dela.

4. Verifique o espaçamento e alinhamento dos elementos

Não é porque o seu blog tem um layout simples ou minimalista que ele precisa ser desorganizado. Verfique o alinhamento entre as caixas de widgets, títulos, conteúdo e também o posicionamento pra ver se não tem nada quebrado ou desalinhado. A primeira impressão é sempre a que fica, então porque mostrar uma coisa mal feita para o visitante?

5. Verifique as funcionalidades de cada página do WordPress

Caalma, não me refiro aos posts, refiro às páginas index.php / home.php, category.php, tags.php, page.php, search.php, arquives.php e derivações como como category-12.php, caso você tenha criado PHPs específicos.

Essas páginas, apesar de funcionarem praticamente da mesma forma, precisam ser editadas cada uma caso seja usado algum plugin que precise de inserção de código direto no PHP. Então, verifique se as funcionalidades de uma página para outra são as mesmas e se estão funcionando corretamente.

6. Carregamento multimídia (imagens, vídeos, música)

Ainda é comum você entrar em um blog/site e ver páginas carregadas pela metade, com quadrados de imagens não carregadas ou algum arquivo que não funcione. Verfique se o seu upload multimídia está funcionando corretamente.

7. Verifique o funcionamento dos plugins

Se você não tem o costume com algum plugin, teste-o! Mesmo que tenha, teste-o também! Não é difícil os plugins não funcionarem 100{9eeb70f7dbe31288fb2327b386e95442712f640702adada4ce45490c3a150a0a}, principalmente quando o WordPress é atualizado. Então, pelo menos os que são mais usados pelos visitantes, verifique se estão funcionando corretamente.

Plano de testes

ChecklistEu fiz um plano de testes pra seguir as mesmas etapas em cada blog e não perder os detalhes. Segue abaixo, caso queira usar também.

    Arquivos PHP
  • 404.php
  • archive.php
  • category.php
  • index.php / home.php
  • page.php
  • search.php
  • single.php
  • tag.php

Comentários

Upload multimídia

Plugins

  • Paginação
  • Compartilhamento
  • Enquetes
  • Imprimir post
  • Facebook Curtir
  • Botão do Twitter

Busca

Obs.: Adapte o seu plano de testes de acordo com as necessidades do seu blog/site WordPress.

Deixe nos comentários outras verificações que poderiam entrar nessa lista.

😉

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  1. Muito bom. Já favoritei e encaminhei pra minha equipe 🙂
    A única coisa que eu acrescentaria, (principalmente depois de um trauma recente), é estabelecer uma política de backup, decidindo se será feito via plugin, na mão, direto no banco e etc.
    Principalmente porque, como todo CMS, o conteúdo dos posts do WP costumam ficar em um diretório (e as vezes até em uma máquina) diferente dos arquivos.
    Boa estréia, Cléo!