Automattic: Quando uma empresa cresce mas o escritório diminui

A Automattic, uma empresa 100% trabalho remoto/home-office e distribuída por todo globo terrestre com mais de 550 colaboradores, está fechando seu escritório em San Francisco.. Por que?

Alguns portais noticiaram que o escritório está sendo fechado e seus funcionários foram mandados para casa, o que pode induzir algumas pessoas a entender que a empresa fechou e pessoas foram demitidas mas isso é o contrário do que aconteceu. Com isso, este post serve para esclarecer um pouco disso e compartilhar como a Automattic funciona. Mas primeiro, vale lembra que não foi “O WordPress” que fez isso, foi a Automattic. A marca WordPress pertence a WordPress Foundation, uma fundação sem fins lucrativos mantida 100% por voluntários, o que garante que o software do WordPress é gratuito e livre para todos, independente do fundador da Automattic ter o criado, e mantemos apenas a marca “WordPress.com” como sendo uma empresa do grupo Automattic. Se você utiliza o software do WordPress, ele é SEU também.

Essa história começa no fim de 2011 quando a Automattic tinha por volta de 100 colaboradores. 15 de nós eram da região da Baía de San Francisco e os demais espalhados pelo mundo. Tinhamos um pequeno escritório em San Francisco (na Pier, 38), que era utilizado pelos colaboradores de lá, muitos visitantes e muitos eventos sobre WordPress. Então nós, assim como outras startups, fomos despejados pela San Francisco Porth Authority e começamos a buscar por um novo local para nossa sede. Como 15% da empresa morava naquela região e já tinhamos planejado crescer para mais de 500 pessoas nos próximos 5 anos, decidimos que precisávamos de um espaço para 75 a 100 pesoas. Com isso, acabamos alugando um armazém de 1300 metros quadrados na região de SOMA e reformamos o local para ser um fantástico espaço para eventos e co-working.

Então aconteceu algo inesperado.

A Automattic realmente conseguiu crescer para mais de 500 colaboradores (e foi quando entrei na empresa em 2015, trabalhando remotamente seja de casa no Rio de Janeiro ou de onde a internet e um notebook permitam), entretanto a quantidade de pessoas residindo na área de San Francisco nunca chegou a ser mais do que entre 20 a 30% da quantidade de colaboradores. A empresa ganhou novos colaboradores de uma maneira fantástica e se espalhando cada vez mais pelo mundo e nunca precisamos de fato de todo espaço como um escritório. O espaço foi utilizado para muitos eventos, incluindo um encontro anual da empresa que durou uma semana em 2013, mas em termos de co-working mesmo nunca chegou a ser utilizado da forma pensada inicialmente. Então, quando chegou o momento de renovar o contrato de locação, decidimos sair não renovar o contrato. Quem sabe mais para frente não tenhamos um espaço em um coworking ou voltamos a nossas raízes e tenhamos um escritório menor, mais parecido com o primeiro na Pier 38.

Por que isso aconteceu? Listo aqui alguns fatores que não levamos em consideração inicialmente:

  1. Mesmo contratando pessoas de San Francisco, algumas irão mudar de cidade ou não mais usam o escritório já que isso é algo opcional. Por exemplo, dos 32 colaboradores que moram na região, menos da metade vai para o escritório num dia de trabalho mais agitado, preferindo trabalhar do ambiente que já estão acostumados, aproveitando a liberdade que o trabalho remoto propicia.
  2. O crescimento da empresa com contratações de profissionais em outros países acelerou à medida que a empresa cresce. Nossa porcentagem de americanos/outros países era de 65/35 há cinco anos e este ano se aproximou ainda mais de ser 50/50 !
  3. Planejamos ter nosso HQ para abrigar muitos eventos da empresa, mas os custos e hospedagem em San Francisco subiram tanto que ficou menos custoso fazer nossos meetups anuais em qualquer outro lugar do que ter um espaço nosso em San Francisco.
  4. A quantidade de funcionários que moravam na região de San Francisco caiu de 9.6% morando na região em que o escritório ficava para apenas 4.4%, logo cada vez menos pessoas tem a facilidade de aproveitar tal espaço.

Internamente, muitos da empresa estão falando que sentirão falta do nosso HQ, eu mesmo não tive o prazer de conhecer o espaço, mas não vou sentir falta de ter uma sala por lá já que até o não ter reforça o fato de que acreditamos e apostamos sempre no bem-estar de nossa equipe os deixando livres para trabalhar de onde quiserem, investindo mais tempo na própria vida e naquilo que os faz feliz.

Se você está criando uma empresa também focada em trabalho remoto e distribuída por diferentes lugares/países, acredito que você vá passar por um padrão semelhante de começar tendo as pessoas mais próximas da sede da empresa e quando mais distribuída ficar, menos gente estar nestes arredores. Algo muito bom para ter em mente quando for montar sua sede e também uma experiência que ficamos felizes em poder compartilhar com vocês. E se você quiser saber um pouco mais de como funciona nossa cultura de trabalho na Automattic recomendo a leitura do artigo
Automattic: conheça a cultura de uma empresa Open Source.

Agora deixa eu aproveitar o home-office e jogar videogame pra relaxar a cabeça, daqui a pouco começa mais um turno de trabalho por aqui e com a mente fresca para ser bem produtivo! 😀 Já jogaram Injustice 2 ?

Fonte: inspirado  no post original do Toni Schneider, nosso colega aqui da Automattic, que foi mais rápido do que eu reunindo os detalhes e dados mencionados.

Sobre Guga Alves

Happiness Engineer at WordPress.com / Automattic, I'm that guy who works hard to put a smile on your face when you need help from us! Happiness is all that matters in our lives and my main focus is share it with you!

3 Respostas

  1. Sensacional Guga, parabéns pelo artigo e cultura que tem ajudado a criar e se modernizar na Automattic.
    Na Porto Seguro temos também um projeto ambicioso de ter pelo menos 40% dos funcionários em H.O. Já estamos com aproximadamente 2.500 funcionários desfrutando dos benefícios de qualidade de vida, dos quase 15.000 funcionários no Brasil e assim contribuímos não só para a vida de nossos colaboradores, mas também com o meio ambiente, trânsito e vários outros aspectos urbanos.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s