Saiba como otimizar seu WordPress
Hoje a internet gira em torno da velocidade do seu site. Até o próprio Google usa ele como relevância para as buscas e então, como fazer isso no WordPress?
Carregamento das Imagens
Poucos sabem que ao carregar um site, os navegadores baixam somente dois arquivos simultaneamente, o que causa uma certa lentidão, ainda mais se usar várias imagens. Uma dica é alocar essas imagens em um subdomínio diferente, mudando a pasta de upload para um subdominio como img.seudominio.com ou imagem.seudominio.com, e alterando o local de upload em Configurações > Midia.
Otimizando suas imagens
A otimização de imagens é bem falado no meio WEB, mais um meio de acelerar esse processo no WordPress é usando o Plugin WP Smush.it, que já faz todo o processo dentro do painel administrativo.
Utilize Plugin de Cache
Use um plugin de cache como o Cache Total W3, ele cria uma cópia em html do seu blog e é esta cópia que é mostrada aos seus leitores. Isso aumenta bastante a velocidade de carregamento do seu site.
Comprimir o contéudo
Todos seus arquivos em texto (html, php, css, javascript) podem ser comprimidos, tipo um arquivo zip, antes de ser enviado ao usuário. Isso garante velocidade no carregamento de suas páginas.
Isso é feito em seu arquivo .htaccess que fica no root do seu FTP, edite-o e coloque o seguinte código.
<ifmodule mod_gzip.c> mod_gzip_on Yes mod_gzip_dechunk Yes mod_gzip_item_include file .(html?|txt|css|js|php|pl)$ mod_gzip_item_include handler ^cgi-script$ mod_gzip_item_include mime ^text/.* mod_gzip_item_include mime ^application/x-javascript.* mod_gzip_item_exclude mime ^image/.* mod_gzip_item_exclude rspheader ^Content-Encoding:.*gzip.* </ifmodule>
Se a versão do seu servidor Apache é 2.x, você pode utilizar o mod_deflate também:
<IfModule mod_deflate.c> <FilesMatch “.(css|js|x?html?|php)$”> SetOutputFilter DEFLATE </FilesMatch> </IfModule>
Reduza os scripts externos
Quando seu blog carrega lentamente, você deve pensar seriamente e remover os Widgets de Páginas de Fãs, últimas atualizações do Twitter, botões com Tweetmeme, pois estes estão fazendo que o carregamento de seu site dependa de outro site. Se você vai usar botões como Tweetmeme, procure usar o plugin ao invés de um script externo.
Template tags com caminhos absolutos
Ao invés de usar as template tags para requisitar chamadas no banco de dados, substitua-as por caminhos estáticos, como por exemplo:
bloginfo('atom_url') // https://dominio.com/feed bloginfo('charset') // UTF-8 bloginfo('html_type') // text/html bloginfo('name') // Nome do site bloginfo('pingback_url') // https://dominio.com/xmlrpc.php bloginfo('rss2_url') // https://dominio.com/feed bloginfo('stylesheet_url') // https://dominio.com/wp-content/themes/tema/style.css bloginfo('template_url') // https://dominio.com/wp-content/themes/tema bloginfo('url') // https://dominio.com bloginfo('version') // Versão do WordPress wp_title() // Título do blog
Otimizando o Arquivo wp-config.php
Evitar as consultas no banco de dados acelera e muito seu WordPress. E umas das dicas é evitar as requisições de funções que podem ser feitas manualmente em seu arquivo wp-config.php.
Abra seu arquivo no seu editor de preferência e coloque ou altere as seguintes linhas;
Endereço do Blog
define('WP_HOME', 'https://dominio.com');
Endereço do Site
define('WP_SITEURL', 'https://dominio.com');
Caminho do Tema
define('TEMPLATEPATH', '/absolute/path/to/wp-content/themes/active-theme');
Caminho do CSS
define('STYLESHEETPATH', '/absolute/path/to/wp-content/themes/active-theme');
Diminua o numero de revisões
define('WP_POST_REVISIONS', 3); //Altere o 3 de acordo com o numero do seu interesse
Desabilite as revisões
define('WP_POST_REVISIONS', false);
Habilite o Cache
define('WP_CACHE', true); define('ENABLE_CACHE', true);
Uma boa Hospedagem
Claro, que com todas essas dicas, é necessário ter uma boa hospedagem contratada para seu site. Dê preferência para hospedagens para WordPress.
Essas são algumas dicas, dentre várias para acelerar o carregamento do WordPress, claro que existem outras dicas para ajudar nesse processamento, contudo, com todas essas dicas, já irá ter uma grande mudança em sua performance.
Um abraço
O plugin WP-Smushit não tem funcionado bem com o WordPress 3.5.1. Antes, ele fazia a otimização da imagem no momento do upload, atualmente preciso ir na página de mídia e mandar ele processar a imagem, processo este que falha várias vezes. Passei a usar este site para otimizar minhas imagens:
punypng/.Este site chega, às vezes, a reduzir 90% do peso da imagem sem reduzir a qualidade da imagem.
Olá, Valério! Muito boas as dicas. Vou aplicar várias delas em meus blogs. Obrigado e sucesso!!
Dicas importantes! Vou utilizá-las em meu site. Valeu!
Você Quis dizer dar preferência para hospedagem do WordPress.com ou paga?
Eu gosto de usar um site online para otimizar as minhas imagens também, os plugins deixam o site mais pesados.
Mas eu ainda estou bem no início, por isso o meu site ainda está muito leve, mas na medida que for crescendo ficará mais pesado então quero continuar aplicando estes métodos de otimização.
Valeu Valério, você é o cara.
Uma Hospedagem para WordPress paga. o Uso do Smushit é uma ótima alternativa.
Valério e amigos,
Será que alguém poderia me ajudar?
Veja bem, eu tenho um blog de conteúdo adulto pelo WordPress hospedado na King host e eles alegam que meu domínio apresenta scripts lentos e estouro de pool.
Andei pesquisando e vi que esse é um problema que todo mundo anda reclamando na King host.
Eles recomendam otimizações nos scripts e utilizar plugins de cache.
Eu sou leigo no WordPress, entendo pouca coisa e estou começando agora, porque antes eu usava o blogger e devido as mudanças nas politicas do google em relação a conteúdo adulto, precisei ir para uma hospedagem paga.
Em relação as otimizações, instalei o W3, dei uma configurada por um tutorial que eu encontrei, tbm não sei se ajudou muito, em relação as imagens eu tenho uma dúvida.
Hospedar as imagens em um local externo, ajuda ou atrapalha? Uns dizem que é melhor, já a King host diz que não é aconselhável, pois o servidor precisa buscar essa informação externamente e outros dizem que se fizer upo direito no WordPress deixa o site mais lento e pode ter consequências mais pra frente. Ai fiquei nessa dúvida, sem saber o que fazer.
Hoje, eu utilizo o Microsoft Office Picture para compactar as imagens ou redimensionar, estou fazendo certo? Será que isso ajuda?
Desculpem pelos questionamentos sem sentidos, mais é que realmente sou leigo no wordpress e estou perdido.
Fico no aguardo.
Abraço.
Boa tarde Lucas.
Seguinte meu amigo, atualmente eu cuido de 3 sites em wordpress e estes 3 são de prefeituras .
Tudo que acontece na cidade eles noticiam la, e atualmente ja passou de 3k de img num dominio.
O site continua praticamente a mesma coisa, eu só instalei um plugin “lazyLoad” algo assim, oque ele faz ,ele carrega as img só depois que estiver visivel para o usuario, sendo assim ele carrega a pagina muito mais rapidamente.
Desculpe me portugues, estou na correria aqui no serviço, mais quis te ajudar.
E de boa, tenta sair da kinghost.
Até a hostgator é melhor que eles.
Olá Daniel,
Bom, isso depende do que você tem no seu site. Plugins, imagens, conteúdo, quantidade de visitas etc.
Quanto a hospedar em um servidor externo não é recomendando dependendo do serviço, no entanto se você usar um CDN já é muito recomendando.
Sobre o cache, tente o plugin WP Super Cache e veja se muda algo, mas entre em contato comigo que vejo seu caso.
Até
O uso do WP Super Cache não atrapalha no posicionamento do site nos buscadores?
Olá Iran, bom de acordo com testes que fizemos não influencia negativamente e sim positivamente, já que o Google hoje usa a velocidade do site como valor de índice.
Valeu Valério.
Ola eu nao estou conseguindo mudar o local de upload por configurações>midia nao existe essa opção
Isso já mudou Rafael, você deve utilizar a linha abaixo no seu wp-config.php:
define(‘UPLOADS’, ‘wp-content/myimages’);
Excelente artigo!!! Tinha as imagens do meu site todas alojadas no “midia” do WordPress, o site estava lento e fui trocando as imagens todas para o Picasa utilizando o url para meter a imagem no post. Em ambos os casos uso as tags. A minha pergunta é se as imagens colocadas num servidor externo, neste caso o Picasa, são indexadas da mesma forma nos motores de busca.
Grato por futuras respostas.
No seu caso, as imagens estão publicadas no Picasa e você apenas coloca a URL delas no seu site para aparecerem no post, certo? Então a imagem é indexada como sendo do Picasa.
Se a imagem estivesse num servidor externo, num CDN, mas com o endereço do seu site, um sub-dominio para este CDN, por exemplo, elas seriam indexadas como suas, mas já que estão no Picasa, são indexadas como sendo do Picasa.
Obrigado pelo post, ja usei varias dicas só deste post. Obrigado por compartilhar.
Otimizando o Arquivo wp-config.php
essas informação eu coloco em qual lugar mais ou menos. tipo um ponto de referencia para adicionar esses codigo? pode ajudar por favor.
Muito bom o Artigo, bastante esclarecedor. Correndo para implementar algumas coisas no meu blog…. Sucesso!