O que há de novo no WordPress 4.4?
A versão 4.4 do WordPress, nomeada como “Clifford” em honra ao trumpetista de jazz Clifford Brown, foi disponibilizada no dia 8 de dezembro de 2015, e você já pode a baixar ou atualizar seus sites WordPress diretamente do seu dashboard.
Novas funções nesta versão deixam seu site mais conectado e responsivo, além de trazer um novo tema padrão, o Twenty Sixteen.
Esta versão teve a contribuição de 469 pessoas, sendo a que mais teve colaboradores até agora.
Confiram a vídeo de lançamento (com legendas em português feitas voluntariamente por mim).
Novo tema: Twenty Sixteen
O novo tema padrão, Twenty Sixteen, é um tema de blog moderno com uma pegada clássica, feito para ser totalmente adaptado a qualquer dispositivo. Seu design em grid fluido com cabeçalho flexível, divertidos esquemas de cores e muito mais, farão seus novos sites ficarem fantásticos (além de ser uma boa opção para ser o pai de temas filhos, permitindo assim sua extensão e modificação).
Imagens Responsivas
Se adaptando ainda mais ao mundo responsivo, o WordPress agora criou um novo modo de trabalhar com imagens responsivas utilizando o atributo srcset na tag img, com HTML5.
Faremos um post mais extenso sobre isso ainda, mas basicamente o atributo scrset irá listar todos os tamanhos disponíveis desta imagem, deixando assim o servidor decidir qual imagem deve carregar em qual dispositivo, o que trás um ganho de performace substancial no front-end.
Detalhe técnico: O core passa a ter um novo tamanho de imagem, denominado “medium_large”. Terá 768 pixéis de largura e sem limite na altura.
Embed tudo!
Agora você poderá embedar posts em outros sites WordPress. Simplesmente cole a URL do post no seu editor e veja um preview instantâneo deste embed, bem completo com título, excerpt e imagem destacada, além dos ícones para compartilhar e comentar.
Além disso, o Embed do WordPress 4.4 agora suporta novos 5 serviços: Cloudup, Reddit Comments, ReverbNation, Speaker Deck, e VideoPress.
Novidades sob o capô (a parte que os devs mais gostam)
Depois de um processo de cerca de dois anos desenvolvendo a REST API em um plugin, ela finalmente chegou ao core do sistema. Na verdade, a infraestrutura estará presente no WordPress mas os ‘endpoints’ estão previstos apenas para a próxima versão, talvez em Abril. Isto significa que os programadores podem agora criar temas e plugins que façam da REST API. Mas quem pretende usar o WordPress em aplicações móveis, por exemplo, deverá continuar usando o plugin por mais algum tempo.
Meta termos
Os termos passam a poder ter metadados de forma mais simples, como já acontece com os artigos e os utilizadores. Há uma nova tabela para isto: wp_termmeta.
Veja as funções add_term_meta()
,get_term_meta()
, e update_term_meta()
para mais informações.
Melhorias na WP_Comment_Query
Esta query (para busca de comentários) foi reformulada e agora lida melhor com cache visando a melhoria de sua performance, com argumentos mais robustos em uma query mais simples.
Multisite
Há uma nova classe: WP_Network
. Também surge a função_network_option
que facilita o usode diversas redes de sites. Há novos ‘hooks’, resolução de bugs e elementos que ficam obsoletos.
Personalizador
A equipa de desenvolvimento procurou melhorar o funcionamento da área de personalização. O objetivo é mais rapidez e menor necessidade de recursos de memória.
Obrigado por este post. Mas não consegui ver o vídeo.
Aqui o vídeo funciona normalmente Marcos, estranho..
Para aparecer as legendas é necessário setar para o português. Ìcone cc, subtitles PT_BR.