Como implementar widgets no seu template WordPress?
O processo de integração de widgets no seu template WordPress é na verdade um processo extremamente simples. Seja na sidebar, no header ou no footer do seu template, os widgets são uma forma extremamente simples de adicionar competências ao seu template, tornando-o ainda mais único e profissional. Por este processo ser tão simples é que provavelmente os widgets são tão populares no WordPress!
PASSO 1
Comece por abrir o seu ficheiro functions.php, se não tiver um no seu template, crie-o. Coloque este código no ficheiro (tenha a certeza que o coloca entre tags):
if ( function_exists('register_sidebar') ) register_sidebar(array( 'name' => 'sidebar', 'before_widget' => '<div class="sidebar-box">', 'after_widget' => '</div>', 'before_title' => '<h2>', 'after_title' => '</h2>', ));
O que este código cria é uma barra lateral widget-ready com o nome sidebar. Ele define uma série de aspectos técnicos dos widgets, nomeadamente o que aparece antes e depois dos widgets, e o que aparece antes e depois do título do widget. Isto é o que código em cima irá representar no código fonte do site quando um widget for activado:
<div class=”sidebar_box”> <h2>Título aqui (”Recent Posts”, por exemplo)</h2> Conteúdo do widget aqui, como uma lista de posts recentes por exemplo. </div>
Como você tem a abilidade de definir o que aparece em torno do widget e do título do widget, agora poderá customizar o aspecto através do CSS. Cool, hein?
PASSO 2
Agora que terminou, poderá fechar o ficheiro functions.php e abrir o ficheiro sidebar.php. Coloque este código onde deseja que o widget apareça:
<?php if ( !function_exists('dynamic_sidebar') || !dynamic_sidebar("sidebar")):?> <?php endif; ?>
Note o código que se encontra dentro do dynamic_sidebar(). Tenha em conta que o título “sidebar” foi aquele que definimos no ficheiro functions.php. Se por ventura escolher outro nome, deverá substitui-lo no código em cima.
Graças à capacidade de atribuir nomes às áreas de widgets, você poderá criar múltiplas áreas para widgets. Você poderá por exemplo colocar uma área no cabeçalho a rodar anúncios ou colocar uma no rodapé a mostrar os últimos artigos, por exemplo. Não se limite a colocar widgets apenas na barra lateral só porque toda a gente utiliza assim.
Seja criativo! Os widgets podem ser colocados em qualquer parte do seu template!
amigo é o seguinte to comçando nem sei php direito mas preciso fazer um site pra um pet shop e pervebi vários templates legal do press mas o problema é justamente to enrrolado nesse widgets poderia me da uma ajudinha tipo eu nao consigo colocar bons widgets e na verdade quero que eles fiquem do lado direito e os links das paginas em cima se tiver falando besteira me ajuda ai blz
Vai estudar PHP menino…
Post simples e objetivo, salvou minha vida, era o que faltava para fazer meu widget funcionar !
Fantástico !!! Obrigado … vc não tem noção de quanto isso me ajudou !! Parabéns pelo trabalho !!
Ah, vcs sao o maximo *————-*
hsauhsauhs, esse tutorial salvou minha vida.
Muito obrigada, e parabens pelo trabalho.
Show de bola, era o que estava precisando..
simples e prático!
vlww e ótimo artigo!
Me desculpe amigo mais o titulo está incoerente com o texto, afinal você esplica como registrar uma sidebar e não um widget. Widget é o que você coloca na sidebar.
https://codex.wordpress.org/Function_Reference/register_widget
Acho que você não entendeu.. está escrito no próprio post que ‘que este código cria é uma barra lateral widget-ready com o nome sidebar’
Então pq no título está assim:
Como implementar widgets no seu template WordPress?
Post legal, mas acho que registrar um widget, pois o programador leigo vai usar isso como único recurso sem conhecer o objeto.
Por uma internet melhor, eu teria publicado no mínimo as duas possibilidades.
Carlos, ninguém falou que é o único recurso. O post se propoe a falar de um assunto e falou dele. Quem quer aprender a criar widgets está sendo atendido por ele, não?