Atalhos no WordPress

O WordPress é um CMS extremamente flexível no que diz respeito a sua customização, com um pouco de paciência, leitura e vontade de aprender você pode deixar seu blog mais dinâmico e aumentar a sua produtividade.

Lendo o Smashing Magazine eu vi uma dica muito interessante e que até então eu não tinha lido em nenhum outro blog. A dica pode ajudar a facilitar muito a vida de quem precisa inserir grande número de informações dentro de um post escrevendo poucas linhas, mas de que forma você pode fazer isso? Através dos atalhos.

A primeira coisa que você deve saber é como utilizar os atalhos, de um modo simples e prático você estará inserindo informações pertinentes dentro do seu post. Na área de edição clique na aba HTML e quando desejar inserir estas determinadas informações digite a seguinte linha:

[nome_do_atalho]

Está é toda a informação que você terá que colocar na edição da sua postagem, a partir daí começa a diversão.

Abra o arquivo functions.php do seu tema e vá até a última linha, nela acrescente o seguinte código:

<?php function teste( ) {

return ‘

<div style=” width: 300px; heigth: 100px; border: 2px solid #ccc; padding: 15px;”>

<h2 style=” color: #d54e21; “>Este é um teste</h2>

<h3 style=” color: #464646; “>Outro teste</h3>

</div>’;

}

add_shortcode( ‘tes’, ‘teste’ ); ?>

Agora vamos a explicação do código acima.

function teste(): Declara a função teste, ou seja, você está criando uma nova função;

return ‘ … ‘;: Você está retornando os parâmetros ali colocados, estes valores serão exibidos quando o atalho for utilizado;

add_shortcode( ‘tes’, ‘teste’ );: Adiciona um novo atalho, informando que tes é o ‘atalho’ da função e que a função se chama teste.

Feito isso, basta inserir o atalho dentro de algum post como mostrado anteriormente, não se esquecendo de trocar o nome do atalho, da seguinte forma:

No seu post a informação será exibida com a formatação fornecida, como mostrado na imagem abaixo

A partir de então, é só libertar a criatividade e curiosidade para criar seus atalhos, um pouco de conhecimento em php e funções do WordPress é o suficiente para você criar atalhos interessantes e que poderão aumentar ainda mais a sua produtividade.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *