Semântica do HTML e SEO: sua influência no posicionamento na SERP
Acostumado a sempre ouvir perguntas deste tipo em eventos, redes sociais e diversos canais que acompanho, me vi inspirado em finalmente responder alguém que perguntou sobre isso e, seguindo um pensamento lógico e os ensinamentos e testes aprendidos ao longo dos anos de trabalho com SEO, resolvi escrever este artigo.
Vamos a pergunta sobre Semântica e SEO
Em um grupo do Facebook, um usuário enviou a seguinte pergunta:
Usando H1, H2,H3 de forma semântica, boatos ou realidade?
Estou acompanhando alguns blogs que usam h2 embaixo de h3 e mesmo assim sem sofrer queda.
Minha visão sobre esta questão
Sobre esta questão, acho que todos devem entender o seguinte:
Semântica é super importante não só pensando nos robôs de busca (conhecidos como crawlers ou spiders), mas pensando em acessibilidade também, onde um robô leitor de tela lê para uma pessoa com deficiência visual um código, uma linguagem de marcação de hiper-texto (HTML) da forma que as tags indicam, provendo assim o acesso correto a informação.
Pense no H1 como um título mais relevante, como a manchete de um jornal, em um H2 como um sub-título, em uma tag P como marcação para início e fim de um parágrafo.
O robô “enxerga”?
Não, então também é importante seguir a semântica, é a unica forma que ele tem de entender o que está escrito!
Um site pode ser desenvolvido de forma que seu HTML foge a semântica correta?
Sim, pode.
É correto?
Não!
O robô vai ler?
Vai, mas creio que ele prefira ler da forma correta do que ter que ficar pensando o que quiseram dizer.
Você também não prefere ler um texto escrito com o português correto? É a mesma coisa, lembre-se que semântica é “estudo do significado. Incide sobre a relação entre significantes, tais como palavras, frases, sinais e símbolos, e o que eles representam, a sua denotação.” (Fonte: Wikipedia)
Um site vai cair de posicionamento porque usou a ordem errada das tags Hx, ou por algum erro pontual de semântica?
Creio que não, porque não é só isso que conta, mas se você fizer certo e otimizar a experiência do crawler no seu site, você pode o estar ajudando.
Posso usar H1 no título do meu site?
Te faço uma pergunta de volta: todas as páginas desse site poderiam ter como “manchete” meu nome?
Creio que não, devem ter como “manchete” o título da matéria, tem sentido usar o nome do site como H1 apenas na página inicial, pois ele representa o que é o site, seu nome.
Update – Agosto de 2021: A afirmação acima era válida em tempos de HTML4. Note que com o HTML5, é possível sim utilizar um H1 em cada section diferente, mas se você não tem certeza de como o seu site está estruturado, continue usando apenas 1.
Portanto, Lembre-se
O posicionamento exibido na S.E.R.P. (Search Engine Results Page, ou Página de Resultados de uma ferramenta de busca) não é definido só porque um site usou o H1 em tudo ou usou da forma correta, ou porque inverteu a ordem de uma tag. Não é, nunca vai ser e nunca foi, vocês é que podem estar se preocupando com isso em excesso.
Siga a semântica e pronto, esqueça isso e se preocupe com coisas mais importantes, como estratégia, conteúdo, performance, entre outros.
“Siga a semântica e pronto”
É isso aí guga… tamo junto.
ótimas dicas, já estou acompanhando seus artigos. Notei que o H1 faz a diferença, mas não devemos nos preocupar tanto com ele. Valeu!