PPC x SEO – Resultados rápidos ou sustentáveis?

sem = seo + ppc

Cada novo serviço criado na Internet é criado mantendo os usuários em mente. Uma simples página web, blog, ou aplicativo sem visitantes perde a sua razão de ser. Para atrair os visitantes, muitas atividades promocionais devem ser realizadas para ser notado. Devido ao fato de que a maioria de nós usamos os mecanismos de busca para encontrar informações, eles são usados ​​como uma parte essencial dos esforços de marketing.

SEM (Search Engine Marketing) é um termo amplo, que inclui uma série de atividades com o objetivo de promover o seu site e, portanto, atrair tráfego para ele. O trânsito pode ser gratuito (orgânica), gerado pelo trabalho de SEO ou pago, gerada por campanhas PPC.
Embora ambos os tipos de atividade sejam usados ​​para a mesma finalidade, eles se diferem nas suas características.

SEO (Search Engine Optimization) é uma parte dessas atividades que estão relacionadas ao marketing, com base na otimização de sites para mecanismos de busca, além de usabilidade, performance e posicionamento.

PPC (Pay Per Click) são atividades frequentemente associados com ferramentas como o Google AdWords, que são baseados no modelo de onde se paga por cada clique dos nossos anúncios. Embora o conceito de PPC como um modelo de pagamento refere-se a toda a área de publicidade paga (Como Facebook Ads e Linkedin Ads), no caso de Search Engine Marketing, está apenas relacionada com links patrocinados.

O tráfego orgânico e o tráfego pago são independentes um do outro, mas usá-los em uma estratégia em conjunto podem dar aos seus esforços um ótimo desempenho.

Diferenças Principais

Forma

Links patrocinados têm a forma de anúncios de texto e aparecem acima, do lado, ou abaixo dos resultados de busca orgânica. Os anúncios são ativados por palavras-chave, coerentes com o conteúdo do site ou a área de base de seu negócio.

Otimização para mecanismos de busca não tem uma forma padrão. Para atingir seu objetivo, SEO combina uma série de ferramentas e técnicas que juntos compõem o resultado final, que é o aumento na visitação e/ou melhoria nas conversões do site, tendo como outro objetivo (o mais visto por muitos e nem sempre o principal) o posicionamento elevado do site nos resultados de mecanismos de busca.

SEO envolve trabalhar no código-fonte do site e estrutura (arquitetura e landing pages). Isso também significa trabalhar no conteúdo. Além disso, a posição do site é afetado por links colocados em outros sites, área conhecida como Link Building.

Benefícios

vantages do seo X vantagens do PPC

Com SEO, os resultados obtidos são duradouros e mesmo após a conclusão do trabalho do profissional/equipe contratada, eles ainda vão gerar tráfego.

Também deve-se notar que os resultados de busca orgânica são quase quatro vezes mais confiável do que os links patrocinados.
Esforços de SEO também contribuem para a construção de conhecimento da marca (branding) e aumentar a confiança entre os clientes. Isto, obviamente, se traduz na maior visibilidade da marca, construção de um maior público fiel, compras mais frequentes e uma vantagem para seus concorrentes.

Com PPC, os efeitos das campanhas são imediatos e se pode concorrer em termos mais difíceis no SEO, mas também eles imediatamente param quando decidimos não continuar com eles.

Tempo

Apesar de podermos obter resultados rápidos para frases específicas de campanhas de PPC, obter resultados de SEO pode levar até alguns meses, portanto deve ser considerado como um investimento a longo prazo.

Custos

Você pode fazer muitas atividades relacionadas a melhoria de posicionamento, como retrabalhar no conteúdo das páginas, publicação de conteúdo interessante para seu nicho de usuários em seu blog, ou obtenção de links em outros sites.
Custos de posicionamento, além de seu próprio esforço, estão associadas a uma única atividade de otimização, bem como o início da cooperação com a empresa que oferece esses serviços.

No caso de links patrocinados, os resultados alcançados estão relacionados também com o capital que somos capazes de investir em publicidade em motores de busca.

No longo prazo, comparando PPC e SEO, o segundo é uma escolha melhor, porque é mais barato e mais eficaz em termos de custos, o que não invalida o investimento em PPC, pois tem um alcance em áreas onde o SEO possa ter maior dificuldade.

Quando utilizar cada um?

Escolher entre PPC e SEO depende inteiramente de seus objetivos de marketing, o tempo em que você quer para a sua concretização (longo ou médio prazo) e o orçamento que você tiver destinado para investir.

Se a sua estratégia é conseguir resultados imediatos, como o lançamento de um produto novo, uma campanha sazonal, então você deve se concentrar principalmente em campanhas de PPC.

Se você tem um período de tempo mais longo para se trabalhar, como gerar visitação e conversão por um longo período, a solução preferida para você seria a utilização de SEO. Sempre que possível, utilize os dois, pois são áreas complementares (lembre-se que SEM = SEO + PPC), e um trabalho conjunto pode potencializar as chances de conversão dos dois, criando conversões assistidas pelos diferentes tipos de serviços utilizados e otimizando suas landing pages para melhor índice de qualidade no Adwords e consequentemente menor custo por clique.

Fonte: Post traduzido e adaptado do post original no blog da Positionly