O que é o Startup Weekend?

Dessa vez vou falar sobre um evento de startups que acontece em todo Brasil e a galera sempre pergunta como é e como funciona.. Então tô na área pra te explicar o que é o Startup Weekend e no final do artigo tem um cupom de desconto para o próximo Startup Weekend RJ, que acontecerá de 20 a 22 de maio de 2016!

startup-weekend

O Startup Weekend

O Startup Weekend é um evento que acontece no mundo inteiro, uma rede global de líderes e empreendedores que tem por missão inspirar, educar e capacitar indivíduos, equipes e comunidades. O evento é uma competição de startups faz com que as pessoas se encontrem e desenvolvam um negócio em 54 horas, normalmente de sexta a domingo. Ao longo desses 3 dias os participantes são encorajados a terem boas ideias, validá-las, construir o modelo de negócios, desenvolver um protótipo e realizar uma apresentação para uma banca avaliadora. Mas, apesar de ser uma competição, o maior prêmio é a experiência que você vai adquirir com isso, não é só o primeiro lugar que sai ganhando.

O evento acontece quando a galera da comunidade local de startups se reúne e buscam mentores do Brasil inteiro pra ajudar os participantes, local, patrocínios, pra conseguir fazer um evento de um final de semana inteiro com toda alimentação inclusa. E o mais legal é que é tudo feito voluntariamente, estão todos trabalhando arduamente pra lhe prover um ambiente em quem o mais importante é dividir experiências e conhecimentos para que todos crescam com isso.

Todos os eventos do Startup Weekend seguem o mesmo modelo básico: qualquer pessoa é bem vinda para expor a sua ideia de startup e receber feedback de outros participantes. São formadas equipes em torno das melhores ideias (determinadas por votação) e a partir daí são 54 horas de criação de modelos de negócios, programação, design e validação de mercado. O fim de semana termina com a apresentação dos projetos a empreendedores de sucesso em uma nova oportunidade para receber feedback.

E no dia do evento, como funciona?

O evento começa numa sexta-feira a noite. Primeiro rola o credenciamento e um coffee break, e logo depois os organizadores apresentam o evento para mostrar como tudo vai funcionar durante os próximos dias, sobre o funcionamento do local, etc. Depois temos uma palestra inicial pra dar cara pro evento e começam os pitchs! (Obs.: Pra quem não sabe, o termo Pitch vem de ‘elevator pitch’. É um conceito do marketing usado por muitas agêncuas para vender determinadors produtos com mensagens curtas e rápidas.)

Cada participante que tiver uma ideia tem um tempo curto pra mostrar qual é a ideia dele e porque as pessoas no evento deveriam participar da sua equipe. Com todas as ideias expostas, os participantes escolhem as melhores ideias através de uma votação, formam os times e começam a trabalhar. Cada time se organiza em torno das habilidades individuais de cada membro, então é muito importante escolher boas pessoas para sua equipe! Nessa hora é importante ser claro e sincero sobre o que você pode fazer para ajudar seu time avencer, pois o trabalho em equipe é fundamental.. e quem sabe a ideia não vai pra frente essas pessoas viram seus sócios? O Easy Taxi começou assim em um Startup Weekend em junho de 2011 aqui no Rio de Janeiro, ficou em quarto lugar e hoje está presente em 30 países e mais de 420 cidades sendo pioneiros nessa nova maneira de pedir um taxi! Sensacional!

No sábado de manhã todo mundo está de volta e após um cafe da manhã todos voltam ao trabalho até a hora do almoço e logo após os mentores chegam pra ajudar levantando questões importantes e que vão abrir sua mente para novas possibilidades, te ajudando a quebrar paradigmas! Muitas vezes a forma ideal que você pensou pode não ter uma aplicação real no mundo real, validações e testes são necessárias, chegar a um modelo de negócios viável e criar seu MVP.

Após uma tarde de muito trabalho, validação das ideias e um jantar pra repor suas energias, hora de mostrar o status do trabalho, pedir ajuda aos mentores e ter certeza de que tudo está no caminho certo, afinal só falta mais um dia!

No domingo, após um belo café da manhã, os mentores e os participantes estão de volta ao trabalho, ajustando tudo para a apresentação do projeto no final do dia. Os ajustes finais são feitos, os pitchs são treinados e quando tudo estiver pronto e a noite raiar, os jurados chegarão para ver todas as apresentações e julgar quais foram os melhores projetos. Esses jurados são pessoas que não acompanharam os outros dias, por isso chegarão sem conhecer nenhum projeto, sem um projeto favorito, com a mente limpa e aberta para serem surpreendidos por você empreendedor, fazendo assim um julgamento isento e justo (pois os mentores podem acabar tendo preferências após já saber todas as ideias e ver como cada uma evoluiu) e declarando quem foi o grande campeão desta maratona de empreendedorismo!