Palestra sobre SEO: Planejamento, execução e análise

SEO: planejamento, execução e análise

Fui convidado para palestrar sobre SEO para alunos de cursos de publicidade e design da Escola de Comunicação e Design Digital, do Instituto Infnet, no Rio de Janeiro.

Por se tratar de um público mais ligado a conteúdo e design, ministrei uma palestra mais focada nestes lados do SEO mas sem deixar de falar sobre a parte técnica. Tentei compartilhar alguns aprendizados que tive em alguns anos de trabalho com desenvolvimento e SEO e os pontos mais destacados foram:

Planejamento

O planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com o futuro de decisões presentes.
Peter Drucker

A otimização de sites para mecanismos de busca (SEO) faz parte do mercado de Marketing em mecanismos de busca (SEM), mas por muitas vezes cliente e empresas ignoram a palavra MARKETING. Todo trabalho de seo deve ser feito alinhado aos objetivos e metas da empresa, deve ser feito por profissionais capacitados que terão uma visão muito além de meta tags e performance, mas que entendam também de comportamento dos usuários principalmente nos mecanismos de busca (mas sem ignorar fatores locais, sazonalidades, culturais, etc.)

Parece óbvio falar isso, mas ainda em 2016 existem pessoas que contratam profissionais de SEO achando que estes farão mágica para trazer visitantes para seu site e consequentemente conversões, mas isso não acontecerá se todo trabalho não for feito por todos os setores da empresa. Não adianta detectar mudanças no site e o desenvolvedor não querer fazer, ou mudanças na forma de redigir o texto e o dono da empresa achar que já está bom. Nenhuma verdade é absoluta, testes são necessários, mas sem efetuar as alterações que julgamos ser necessárias, como teremos os resultados esperados?

Se sua empresa quer ter melhores resultados, começe pelo básico: Planejamento de marketing. Existem várias ferramentas e metodologias que lhe ajudarão a planejar melhor, como análise Swot, PDCA,5W2H, entre outras.

Vale lembrar que as buscas são feitas por pessoas, não devemos pensar apenas no mecanismo de busca. Se o mecanismo de busca existe para atender as pessoas, nossa meta deve ser também atender as pessoas, elas que dirão se nosso conteúdo é realmente de qualidade ou não, elas que efetuarão a conversão que desejamos.

Execução

Eu acredito demais na sorte. E tenho constatado que, quanto mais duro eu trabalho, mais sorte eu tenho.
Thomas Jefferson

Planejou direito? Hora de colocar em prática!

icon_al_1l

É importante observar que se estamos otimizando um site, estamos lidando também com tecnologia: linguagem de programação, infraestrutura de servidores, performance. Seu site deve ser feito respeitando a semântica do HTML, afinal esta é a linguagem básica que é lida pelos mecanismos de busca para entender o que seu site está tentando dizer.

Existem tags corretas para se criar parágrafos, títulos e sub-títulos, citações, etc, portanto as utilize com sabedoria. Quando digo usar com sabedoria isso vale também para quem baixa um layout qualquer na web e confia cegamente nele: se você não conhece quem fez, como vai saber se foi bem feito? É necessário analisar o que está usando e fazer as correções necessárias antes de sair colocando sites no ar. Outro item importante a observar é que plugins são ferramentas, e ferramentas não fazem o trabalho sozinho, elas devem ser utilizadas de forma pensada, elas não fazem mágica.

Vale lembrar também que é importante estudar e colocar em prática alguns preceitos básicos como:

– Todas as páginas devem ter um título original e único, com até 70 caracteres (tag title, não o título da sua matéria no corpo do site).

– Descrições influenciam a decisão do usuário, portanto é interessante cada página ter a sua também. Elas não te posicionam melhor, mas os usuários as lêem para tomar decisões

– Observar as palavras-chaves estudadas na fase de planejamento e ter certeza de que elas estão sendo utilizadas e ajudam a determinar os novos conteúdos a serem escritos no seu site.

Não se esqueça também que design e usabilidades são importante! Quando um visitante entra no seu site, a organização visual do site será um fator decisivo para agradar o usuário (ou não).

E claro, o conteúdo é SUPER importante, não adianta fazer todo o resto e ter discursos fracos que não atendem as necessidades básicas dos seus visitantes: encontrar informação de qualidade, resposta para suas dúvidas e necessidades.

Análise

Se você medir aquilo de que está falando e expressar em números, você conhece alguma coisa sobre o assunto; mas, quando você não o pode exprimir em números, seu conhecimento é pobre e insatisfatório.
Lorde Kelvin

Fez? Agora é hora de ver se tudo foi feito certo, se os objetivos definidos no planejamento e em cada etapa do projeto foram atingidos!

Existem várias ferramentas como o Google Analytics que lhe trarão todas as métricas do seu site, mas você deve lembrar que teve todo um planejamento, que você deve saber o que você deve medir, sem pensar nisso serão apenas números, gráficos e achismos. Invista em inteligência também nesta etapa, não apenas pense em “Legal, tivemos mais visitas”, elas podem não te trazer nada além disso, e nosso foco é em resultados. Ok, visibilidade é importante, mas é importante medir o que trás visibilidade, o que trás resultados!

Fim

Este foi um breve resumo de alguns dos principais pontos debatidos na palestra, nos slides tem alguns outros insights que deixei apenas neles para que você também tenha novos insights os olhando, e seguem logo abaixo!

Sobre Guga Alves

Happiness Engineer at WordPress.com / Automattic, I'm that guy who works hard to put a smile on your face when you need help from us! Happiness is all that matters in our lives and my main focus is share it with you!

2 Respostas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s