Porque as Landing Pages são uma parte indispensável do Marketing

Um profissional de marketing digital experiente sempre sabe que uma vez que você tenha feito todo aquele trabalho duro para receber os visitantes do seu site, o próximo grande passo é convertê-los em clientes potenciais para seu negócio. Mas qual é a melhor maneira de levá-los a converter? Uma boa landing page, a página que o usuário aterriza quando clica nos links em suas publicações e campanhas, é claro!

Infelizmente, em muitas empresas parece não ser bem trabalhada a importância de páginas de destino bem elaboradas e seu uso pelos profissionais de marketing, muitas vezes é dada apenas a importância visual a página, sem se atentar a muitos detalhes que fazem a diferença para o Marketing. De acordo com o Handbook sobre Landing Pages da MarketingSherpa, 44% dos cliques para empresas B2B são direcionados para a página inicial do negócio, e não uma página especialmente desenhada para os receber. Além disso, dentre as empresas de B2B que criam Landing Pages, 62% têm seis ou menos landing pages planejadas.

As Landing Pages são o coração e a alma dos esforços de geração de vendas de um projeto de Inbound Marketing, então por que eles ainda são tão pouco utilizadas? A MarketingSherpa cita que a razão número 1 das empresas não utilizarem Landing Pages bem planejadas é porque seu departamento de marketing não sabem como planeja-las ou eles estão muito sobrecarregados de trabalho para fazer tal planejamento da melhor forma. Boas Landing Pages são um ponto muito crítico para o sucesso de seus esforços de geração de leads para serem varridas para debaixo do tapete, ou serem feitas de formas pouco ou mal planejadas, e aqui está o porquê.

Definindo Landing Pages

setaLanding Page (página de destino) é uma página web criada com o intuito de capturar informações de um visitante através de um formulário de solicitação e captura de dados (Também conhecido como formulário de conversão).

Uma boa página de destino terá como alvo um público com interesse e ação específica, como o tráfego a partir de uma campanha de email marketing promovendo um ebook, visitantes que clicam em um link patrocinado promovendo seu webinar, visitantes vindo de uma campanha em rede social querendo executar a ação informada na postagem em tais redes. Você pode construir páginas que permitem aos visitantes baixar suas ofertas de conteúdo (ebooks, white papers, webinars, etc), resgatar outras ofertas de marketing, tais como testes gratuitos, demonstrações ou cupons para o seu produto, ou compradores de seus produtos. A criação de Landing Pages permite que você direcione o seu público, os ofereça algo de valor, e converta uma maior porcentagem de seus visitantes em conversões, e ao mesmo tempo capturar informações sobre quem são e o que os converteu.

Como funcionam as Landing Pages

landing pagePara compreender melhor como as páginas de destino podem transformar visitantes em conversões (e reconversões), vamos criar um exemplo que vai lhe ajudar a demonstrar o simples caminho de um visitante em uma conversão através de uma Landing Page bem planejada.

Vamos dizer que você possui uma empresa que faz pintura profissional, e seus serviços incluem uma variedade de trabalhos de pintura de interiores e fachadas de imóveis. Neste cenário, você pode pensar em criar ativos para potenciais interessados, como um blog de negócios que apresenta artigos sobre dicas e truques sobre pintura. Pode também, ter vários outras ofertas premium, como ebooks gratuitos sobre temas relacionados a pintura, para que potenciais interessados baixem, gostem do livro bem elaborado e fixem sua marca em suas mentes.

Agora vamos dizer que uma gestante que estava procurando na internet por um pintor profissional para pintar o quarto de seu futuro bebê, mas estava fazendo algumas pesquisas sobre esquemas de cores, para primeiro decidir o que ela quer, depois contratar o profissional. Com um blog bem planejado e com artigos super interessantes, ela acaba por encontrar no seu site um artigo sobre “Os 10 esquemas de cores para quartos de bebês mais populares em 2014”, como resultado de uma pesquisa no Google, e ela entra em seu blog para lê-lo. Quando ela atinge a parte final do artigo, ela percebe um chamada para uma ação específica, conhecida por profissonais de marketing como Call-to-action (CTA), em português Chamada para Ação, que é essencialmente um anúncio para uma de suas ofertas – uma consultoria online gratuita sobre o tema para ajudá-la a decidir qual o esquema de cores que funcionam melhor com o tamanho e tipo de quarto que possui em seu imível. “Isso seria valioso”, ela pensa, clicando no CTA e visitando a página de destino, onde ela pode se inscrever para a sua conversa gratuita.

A página de destino fornece algumas informações adicionais e detalhes sobre o que vai ter como benefício quando terminar a consulta gratuita, para convencê-la de que vale a pena dar suas informações de contato nesta página de destino para finalmente aproveitar a oferta. Ela preenche seu formulário e.. sucesso! Ela é agora um potencial cliente de sua empresa de pintura que quer, além de receber aquela consultoria gratuita, receber informações periódicas sobre o assunto que ela informou ser do seu interesse! Você agora possui todas as informações necessárias e o sorriso no rosto do seu potencial cliente, que foi bem atendido na consultoria gratuita e agora terá a sua marca em mente quando decidir realmente pintar o quarto do bebê, virando realmente uma potencial cliente!

Falamos da busca na internet levando para uma página do seu site neste exemplo acima, mas esta não é a única forma de você ser encontrado. Além da pesquisa, os visitantes podem encontrar o seu site e suas páginas de destino através diversos canais de marketing, incluindo e-mail, mídias sociais, Links Patrocinados, tráfego direto a seu site, ou tráfego de referência (outros sites que apontam links para você). Além disso, eles podem encontrar suas páginas de destino por meio de chamadas à ação referenciadas em diversos locais do seu site, ou diretamente como resultado do que você compartilhar nesses outros canais de comunicação/comercialização.

A chave, como um prestador de serviços ou vendedor online, é planejar e criar estas páginas de destino, e tornar mais fácil para os clientes potenciais encontrá-los em seus vários esforços de marketing.

6 Razões de você precisar de boas Landing Pages

Ainda não está convencido de que as páginas de destino podem fazer o seu marketing e os esforços de geração de leads mais eficazes? Então vamos falar de 6 razões mais convincentes!

1) Maior Facilidade na Geração de Leads! Se você pudesse fazer uma coisa agora para melhorar drasticamente seus esforços de geração de leads, deveria ser a melhor utilização de Landing Pages em seu site. Como mencionamos anteriormente, muitas empresas enviam seus e-mails, redes sociais, e tráfego de pesquisa para suas páginas iniciais ou para páginas mal formatadas. Isso é equivalente a jogar potenciais clientes fora! Você pode capturar leads com um aproveitamento muito maior simplesmente direcionando estas pessoas para páginas bem trabalhadas. As páginas de destino fornecem uma maneira muito fácil de gerar leads para sua equipe de vendas, que você pode facilmente segmentar e distribuir por sua equipe de vendas.

2) Dê a suas ofertas um local correto para existirem: Ofertas de marketing e páginas de destino andam de mãos dadas. Voltando a nosso exemplo da empresa de pintura: sem entrarem em páginas de destino com uso claro, estes clientes nunca iriam entender bem a que sua empresa se propõe, no que poderia os ajudar ou o que oferece de bom neste momento. A ideia é exigir que os visitantes do site paguem pelas ofertas com informações de contato e dados sobre seus interesses, lhe dando a oportunidade exata de entrar em contato com eles e oferecer o serviço correto!

3) Coletar informações demográficas sobre seus potenciais clientes: Toda vez que um visitante preenche um formulário de conversão em uma página de destino, sua equipe de marketing e sua equipe de vendas estarão coletando informações valiosas sobre os interessados em seus produtos/serviços. Sua equipe de marketing pode então usar essas informações para compreender com que tipos de visitantes ou personas de marketing estão lidando, e sua equipe de vendas já tem uma base de informações sobre um lead antes de tomar qualquer ação.

4) Entender quais visitantes são mais engajados: As páginas de destino não só lhe permitem gerar novas oportunidades, eles também permitem que você acompanhe, através do cruzamento de dados, reconversões de antigos visitantes que você pode usar para identificar quais potenciais clientes estão mais engajados com o seu negócio. Isso também permite que você colete melhor inteligência sobre comportamentos e atividades de seus visitantes em seu site, que sua equipe de vendas pode usar no processo de vendas.

5) Fornecer informações para outros canais de marketing: uma estratégia de inbound marketing (marketing de atração) bem-sucedida depende de conteúdo – quantidade e qualidade. As páginas de destino são uma grande adição para veicular diversos conteúdos, uma vez que podem ser compartilhadas nas mídias sociais, usadas como foco de campanhas de email, serem usadas para anúncios em Links Patrocinados, e serem encontradas na busca orgânica.

6) Oferecem insights sobre a eficácia do suas ofertas de marketing: Toda vez que você criar uma página de destino, você está criando um outro ativo de dados para o seu programa de marketing. Ao rastrear e analisar as métricas associadas com suas páginas de destino, você pode coletar um monte de insights sobre o desempenho do seu marketing, por exemplo, comparar suas várias ofertas, como visitantes e clientes potenciais estão convertendo em suas páginas de destino ao longo do tempo e muito mais. Isto dá-lhe uma visão poderosa que pode ajudá-lo a otimizar e melhorar o seu marketing como um todo.

Anatomia de uma Landing Page de sucesso

Embora não existe uma fórmula exata para fazer uma página de destino perfeita, existem algumas regras de ouro para aumentar suas chances de sucesso. Se você está procurando por idéias sobre por onde começar a planejar sua próxima Landing Page, este post é um ótimo ponto de partida. Lembre-se que, depois de construir sua página de destino, você deve testar continuamente variações para melhorar suas métricas de conversão.

Landing Page Perfeita

1 – Títulos de páginas e seus anúncios

  • O título da página de destino e textos publicitários a seguir devem se complementar.
  • O Índice de qualidade no Google Adwords permite que um site pague um valor por clique menor se o esta nota for um valor alto. Esta pontuação é feita verificando a palavra-chave utilizada, textos do anúncio e o conteúdo da página de destino.

2 – Títulos claros e concisos

  • Sendo uma das primeiras coisas que um visitante vai ler, as primeiras frases da página de destino que o usuário visualizar não devem ser confusas ou entediantes, mas obrigar o visitante a ter um olhar mais atento.
  • Se referir a um ponto específico que está relacionado com o conteúdo do site vai chamar a atenção de um leitor mais do que ter um título vago e desinteressante.

3 – Gramática Impecável

Tomemos como exemplo de um varejista online que está pedindo para o comprador fornecer informações pessoais e de faturamento: a confiança do cliente poderá ser colocada em risco se sua página tiver erros de ortografia e gramática desleixada.

4 – Aproveitando-se de indicadores de confiança

gráfico performance

  • Uma forma eficaz de construção de confiança é incorporar depoimentos, citações na imprensa, selos de garantia e certificados de segurança de terceiros, como Better Business Bureau, VeriSign, etc.
  • Quando a empresa AClens.com – empresa do ramo de óculos e lentes de contato nos – começou a exibir o selo da VeriSign, foi notado um aumento de 41% na conversão e 58% de aumento na receita por transação.

5 – Use uma boa chamada para a ação

  • Depois de um visitante ler a chamada da página de destino, é fundamental que eles sabem o que fazer a seguir.
  • No caso do Mozilla Firefox, quando eles mudaram seu call-to-action (chamada para ação) de “Try Firefox 3” para “Download Now – Free”, a segunda opção superou à original em 3,6% e teve um nível de confiança de mais de 99% , resultando em mais de 500 downloads durante o período testado.

6 – Botões e chamadas para ações devem se destacar

  • Identificar as palavras-chave que possa fazer as pessoas se interessarem em seu serviço pode é um ponto chave. Palavras como palavras como “gratuito”, “novo”, “compre”, “baixe agora”, “frete grátis”, e outras, podem ser um bom chamariz dependendo da sua conversão final. Por exemplo, um site focado apenas em vendas de produtos nunca deve usar palavras como gratuito, pois faz os usuários pensarem que não irão pagar pelo o que querem, passando a mensagem errada.
  • Um botão de conversão deve ter destaque e ser colocado logo abaixo de uma chamada à ação ou ter a chamada no próprio botão. No entanto, o botão deve ser ter um bom tamanho e contraste, sempre posicionado acima da dobra da página, não fazendo que o usuário tenha que rolar a página para o encontrar, o que dificulta a conversão.

7 – Vá devagar com os links

  • Links levando o usuário para muitos outros sites ou páginas poderão distraí-lo e ter um impacto negativo sobre as conversões.
  • Muitos links podem fazer sentido em uma página inicia de um site comum, mas em uma página de destino, simplicidade é fundamental.

8 – Utilize imagens e vídeos relacionados ao conteúdo da página

Utilizar discursos motivacionais, vídeos com depoimentos de usuário e imagens de produtos em uma landing page podem ter um impacto positivo sobre os visitantes, bem como levar os clientes a se informarem sobre mais produtos relacionados.

9 – Mantenha o principal acima da dobra

  • O espaço que um visitante vê sem ter que rolar a página, conhecido como ‘above the fold’ ou parte acima da dobra, é o lugar onde as chamadas mais importantes do site devem estar.
  • Coloque o botão de chamada à ação acima da dobra e em uma posição onde o olho do espectador vai localizar com facilidade. Nunca o posicione de forma que este tenha que ser procurado pelo usuário, deixe-o facilmente disponível.

10 – Teste, teste, teste!

testes e otimização

  • Otimize sua página de destino para melhorar sua conversão ao longo do tempo. Executw testes A/B, troque títulos, imagens e call-to-actions para ver o que se comunica melhor com os visitantes.
  • Além de testes A/B, testar dois designs completamente diferentes pode ser benéfico a longo prazo. (Teste A/B é onde uma parte do conteúdo de uma seção é comparado com uma variedade de outras formas possíveis, a fim de melhorar as taxas de resposta.)

Outros itens a serem destacados

Além dos itens acima citados, lembre-se de testar a quantidade de campos em um formulário, facilitando cada vez mais a vida do usuários, e botões de mídias sociais para divulgar ainda mais sua página!

Páginas de conclusão de meta e respostas por email

As páginas de destino devem ser sempre acompanhadas pelo o que é chamado de “página de agradecimento” ou “página de conclusão”, que confirma o recebimento de informações do formulário e ou fornece diretamente o benefício prometido, ou detalhes sobre os próximos passos para receber a oferta/benefício. Por exemplo, se a página de destino estava oferecendo um ebook, a página de agradecimento pode fornecer o link para acessar o ebook (um link que expire, para evitar que usuários troquem os links entre si e muitos não entrem em sua página). Se a oferta for algo como a consultoria de pintura que citamos no começo do artigo, você pode exibir uma mensagem dizendo que alguém iria entrar em contato com o usuário para agendar a consulta, ou solicitar dados adicionais a serem enviados para o setor comercial, caso o usuário deseje ser mais detalhista com o que pretende.

Páginas de agradecimento também pode ser acompanhada por uma resposta automática por email que envia a oferta/benefício ou os próximos passos, disparado automaticamente pela página de conclusão. Isso é especialmente útil se a oferta é algo como um webinar ao vivo que será realizado em uma data/hora futura, e você quer que o usuário seja capaz de facilmente encontrar as informações como link e login para acesso.

O papel crítico da página de agradecimento e a resposta automática por e-mail é garantir que o visitante que se tornou um consumidor de seus produtos/benefícios nunca fique na mão ou se pergunte o que vai acontecer a seguir.

Sobre Guga Alves

Happiness Engineer at WordPress.com / Automattic, I'm that guy who works hard to put a smile on your face when you need help from us! Happiness is all that matters in our lives and my main focus is share it with you!

1 Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s