SEO: o grande jogo de estratégia

seo

A internet, SEO e marketing digital têm dado às empresas todas as ferramentas que eles precisam para crescerem de forma rápida – se essas ferramentas forem usadas corretamente. Por mais que as empresas modernas possam subir alguns degraus mais rapidamente do que antigamente graças à internet, elas também podem deslizar rapidamente e voltar algumas casas, ou perder o jogo. Sim, SEO é um grande jogo de estratégia, mas é preciso mais do que apenas jogar os dados para ser capaz de usá-lo com sucesso, é preciso um planejamento cuidadoso, pesquisa, trabalho duro e muita paciência.

Aqui estão algumas dicas simples de como você pode melhor a forma de abordar esse “jogo” de SEO.

Paciência é vital

PatienceOs líderes empresariais querem resultados instantaneamente – pra ontem, em muitos casos. Especialistas em SEO de sucesso, por outro lado, lutam incessantemente para explicar aos clientes por que eles têm que esperar para colher os frutos. Tal como acontece com um monte de coisas na vida, benefício sustentável vem com o preço da paciência. Resultados a curto prazo muitas vezes são apenas isso, e uma vez que são atingidos por penas ranking, ele está de volta à estaca zero novamente.

Google ainda é inteligente o suficiente para, por vezes, cair um site para baixo do ranking por nenhuma outra razão do que para garantir que a sua campanha de marketing digital é genuíno. Explicando isso para aqueles que pagam o salário nem sempre é uma tarefa fácil.

Esteja em dia com as implementações técnicas

computer-code

Um dos aspectos mais importantes para garantir que você possa encontrar apenas degraus de subida neste tabuleiro do SEO é para ficar em dia com os acontecimentos. Algoritmos usados ​​pelo Google para classificar as páginas da web são constantemente atualizados, como mostra o famoso Google Pinguim e atualizações do Google Panda. Deixar de acompanhar a evolução técnica do SEO pode resultar ‘voltar muitas casas’ neste tabuleiro. O que funcionou em SEO há 10 anos atrás pode muito bem levar o seu site a ser penalizado fortemente hoje.

Há uma série de sites técnicos por aí, que discutem as atualizações assim que elas acontecem, enquanto o Google oferece uma grande variedade de pistas através das suas próprias comunicações públicas, por isso não há desculpa para não saber o que mudou.

Foque na qualidade e se mantenha genuíno

qualidade

Uma das maneiras mais simples de evitar punições no ranking do Google é manter a qualidade e uma verdadeira intenção boa em tudo o que você faz. A simples ambição de qualquer campanha de marketing digital deve ser tornar-se um membro ativo, útil e agradável de sua comunidade online.
Uma campanha de marketing desesperada para empurrar seu site degraus acima rapidamente vai simplesmente parecer que você quer resultado a qualquer custo, e o Google quer indicar sites em que o conteúdo é verdadeiramente útil e valioso para os usuários da internet, e nenhuma quantidade de pele de cordeiro pode contornar isso . Mesmo deixando o pensamento em SEO de lado, os usuários não querem ser perseguidos com oportunidades de compra o tempo todo, ofereca valor e os clientes irão se aparecer naturalmente.

O mercado on-line, em muitos aspectos reflete o “mundo real”. Ser visível e ativo é fundamental, ser útil é fundamental e oferecer qualidade, em termos de produtos, serviços e comunicação, é absolutamente vital! Você deve conduzir comunicações online da mesma forma que você faria no mundo real, com um desejo genuíno de ajudar.

Não subestime a importância de SEO

Fundamentalmente, uma campanha de SEO não é tão complexa quanto parece, desde que você ou sua empresa se comprometa com isso e aprecie os vastos benefícios que o SEO pode trazer para o seu negócio. Você deve abraçar a era digital, ao invés de vê-la como uma nova tarefa inconveniente a fazer na sua ‘to-do list’. Se você se ressente da responsabilidade de ser tão ativo tanto online quanto você já é no offline, você não vai ser bem encontrado.

Se você não tem tempo ou interesse para o marketing online mesmo, é fundamental que você desenvolva uma equipe que é realmente apaixonada por ele, e é para isso que estamos aqui 😉

Fonte: Este artigo é uma adaptação livre do original publicado no blog da Positionly, ferramente de monitoramento de rankings em mecanismos de busca.