seo letras

Porque o SEO pode lhe ajudar mesmo se você tiver uma grande marca?

Grandes marcas costumam ter orçamentos de marketing generosos, o que significa a oportunidade de fazer campanhas publicitárias cada vez mais criativas e excitantes para conseguir mais clientes. Seu marketing pode envolver campanhas de mídias sociais elaboradas, anúncios em TV ou rádio ou até mesmo o patrocínio de grandes eventos. Também pode significar um site bem chamativo e bem desenhado.

Grandes marcas podem colocar o SEO no final de sua lista de prioridades quando se trata de criar um novo site, mas deveriam ter o mesmo peso de gráficos chamativos e experiência de usuário já que SEO é a forma de marketing de longo prazo e totalmente sustentável. SEO deve funcionar como uma estratégia rodando em background para trazer retorno do investimento, já que campanhas de publicidade vêm e vão ao longo do tempo.

Imagem mostrando as 3 letras que formam o termo SEO e um globo terrestre no meio da letra O

Porque SEO é importante para marcas que já tem muitos visitantes e Branding?

SEO é importante simplesmente porque o objetivo de qualquer negócio é sempre para ganhar mais dinheiro. Se você acha “Bem, eu tenho centenas de milhares de visitas por mês, por que eu deveria me preocupar com SEO?“, então você está fazendo a empresa e seus acionistas um desserviço ao ignorar o potencial de aumentar ainda mais estes números.

  • SEO pode aumentar as visitas e, portanto, receita. Se você for encontrado para categorias de produtos/serviços, e não apenas sua própria marca, você vai conseguir mais pessoas visitando seu site, conhecendo seus serviços, e gerando conversão através de compra ou assinatura de sua newsletter.
  • Reputação/sensibilização da Marca – Só porque você já tem uma grande marca não significa que você não queira atrair ainda mais clientes. Buscas sobre marcas vem daqueles que já estão fiés a você, enquanto SEO trás pessoas procurando produtos ou serviços que você oferece.

Quais são os problemas comuns?

Os problemas mais comuns no SEO de grandes marcas pode ser rastreado desde a criação do site em si. Devido a importância dada pelos algoritmos do Google para grandes marcas, estas naturalmente irão rankear melhor em termos-chaves com um esforço menor com SEO Off-page (como linkbuilding) do que marcas menores. Isto porque a tendência de criação de links naturais para grandes marcas é bem maior. O que é preciso fazer é garantir um site bem construído e amigável para os mecanismos de busca e se aproveitar disso.

Com isso, sua URL deve ser descritiva e simples, a estrutura do site bem arquitetada, conteúdo bem planejado, linkagem interna inteligente, evitar conteúdo duplicado e utilizar tags corretas pelas páginas. Isso também significa ter o site baseado em HTML, ao invés de construído com Flash, tecnologia que os mecanismos de busca não lêem e que pode ser substituída por jquery em vários aspectos.

Infelizmente, os itens mencionados acima são os principais problemas encontrados em sites de grandes marcas, que atrapalham e muito a performance total nos mecanismos de busca. Não é difícil para desenvolvedores ou agências construirem um site amigável para os mecanismos de busca, mas isso deve ser buscado e mencionado ao se delegar e escolher tal trabalho. Em outras palavras, é algo que deve estar na documentação – no escopo inicial – portanto, pensado numa fase bem inicial. Um profissional de SEO deve ser envolvido em todos os estágios para garantir um resultado otimizado e eficaz.

Que tipos de sites podem fazer um melhor uso de SEO?

Só para deixar claro, algumas marcas podem se beneficiar mais do que outras quando pensamos em SEO.

Por exemplo, o McDonalds terá de fazer um esforço menor em sua estratégia de Link Building pois possui marcas fortes e a tendência é que ganhe links em palavras como “McDonalds”, “Big Macs”, e demais marcas que possuir, o que ajudará naturalmente em seu posicionamento.

Empresas como a citada não vendem seus produtos online, então, não precisam se preocupar com geração de receita através de seu site. No entanto, é necessário atender as necesidades do usuário descrevendo bem sua marca, seus produtos e guiar as pessoas para seu restaurante mais próximo.

O principal tipo de site que pode realmente sofrer são os e-commerces, já que estes podem gerar uma bela receita se um investimento em SEO for bem planejado e executado, alcançando bons rankings em termos relacionados aos produtos vendidos pela empresa. Estas marcas podem ser divididas em duas categorias:

  • Varejistas – aqueles que vendem produtos de outras empresas. Exemplo: Submarino, Amazon, Netshoes.
  • Fabricantes – aqueles que fabricam produtos que são vendidos por varejistas, mas tem as suas próprias lojas on-line onde seus clientes podem comprar direto. Ex.: Apple, Dell.

Vale lembrar também que um investimento correto em SEO também lhe trará outros benefícios, como diminuir a necessidade de se anunciar tantas palavras-chaves num Google Ads, economizando tempo, trabalho e investimento mensal para se obter visitas qualificadas para termos bem posicionados e que trazem um ROI (retorno do investimento) que já seja bem interessante.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 Comentários

  1. Links internos é uma grande estratégia!
    Vejo também o “fresh news”, ou seja, o “postar mais rápido que o coleguinha” um grande aliado atualmente! 😉

    Belo post, Guga! =)

  2. Grandes marcas podem ter um projeto de SEO para ter sua pagina bem estruturada e evitar algum tipo de conteúdo inutil. Não visando os buscadores em primeiro momento, mais sim a experiência do usuário ao navegar no site.

  3. Li um artigo há uma semana atrás que dizia que para cada R$ 1,00 em vendas online, a mesma loja, empresa, estabelecimento, vende R$ 6,00 offline por conta do branding que foi feito.

    Acho que esse é um ótimo argumento para se investir em SEO. Bom posicionamento traz visitas, visitas independente de ser e-commerce ou não, traz visibilidade e visibilidade traz vendas on e/ou offline.

    Mas, se você quer ficar investindo em links patrocinados para o resto da vida… o dinheiro é seu né?

    1. Interessante este artigo, se o encontrar por aí mande o link por aqui, me deixou curioso. Realmente é um argumento muito bom..

      Branding deve ser sempre um dos focos, uma boa estratégia disso envolve desde a criação da marca até o planejamento das campanhas de SEM.

      Investir só em Links acaba por limitar o potencial que este lhe trás, não adianta olhar apenas uma parte do SEM, ele deve ser trabalhado sempre como um todo.

  4. Ótimo post, acho que tudo vai da estrategia se conseguir juntar as campanhas offline e online dar para fazer algo bem bacana e com um ótimo retorno.

    Você falou da questão de usar o Jquery, eu tenho uma dúvida sobre a tecnologia não se você vai poder me ajudar, já vi sites que tem somente uma página e outras páginas são chamadas por função em jquery

    Ex: sites que muda páginas com scroll e outros, como ficaria o seo dele?

    1. Fica com uma página só, mas se tal formato (uma página só) tiver mesmo que ser utilizado, você pode trabalhar bem âncoras para seções da página e utilizar tais âncoras em sua estratégia de Link Building 🙂
      Fico feliz que tenha gostado do post, a idéia é bem essa mesmo: online e offline andando sempre juntos, estratégias completas que pensem também no cenário offline, como inserção de spots em horários bons da TV anunciando um produto novo, site destacando bem tal promoção e monitoramento do funil de conversão durante esse período, para avalir e refinar o trabalho.
      Seus comentário me trouxe belos insights, valeu!

  5. Entendi Guga, valeu pela dica !

    Te fazer mais um pergunta, você algo falando de quando você tomou a decisão de montar empresa? gosto de ver posts dessas coisas pois tenho também a mesma vontade e tal e sempre bom saber mais né?

    Obrigado por responder o post e até mais.

  6. Como o SEO chega na grande marca? Grandes marcas tem grandes agências de publicidade. Agências de publicidade grandes ainda continuam no esquema dos 20% de comissão em tudo que é veiculado. SEO não dá lucro para agências. O pessoal de mídia nunca ouviu falar. Acho que por esses motivos ainda vai demorar SEO ter o devido valor.

    As propagandas na tv mal divulgão os sites das empresas. Quando divugam o servidor cai por que não planejam o aumento do trafêgo. A Africa fez aquele filme bacana do Eduardo e Monica pra qual marca mesmo? Na época ao meu ver não derão a devida atenção nem um blogzinho fajuto. Tiveram a manha de emocionar a galera mas perderam a oportunidade de dar seqüência na internet. Enfim essa é a atenção que grandes marcas dão ao SEO.

    Mas tá mudando e boi que chega primeiro bebe água limpa.

    Acho que focar no pequeno e médio pode dar mais certo. Ou procurar o tio do amigo do diretor de marketing daquela marca almejada.

    [Dito Passos]
    @ditopassos

    1. Dito,

      entendo sua visão, entretanto a idéia deste post é justamente que o responsável por marketing da grande marca, que é que contrata e lida com a agência, saiba da importância de um trabalho de SEO qualificado e não fique apenas investindo no que trás retorno imediato mas necessita de investimento alto para sempre 🙂