Porque o SEO pode lhe ajudar mesmo se você tiver uma grande marca?

Grandes marcas costumam ter orçamentos de marketing generosos, o que significa a oportunidade de fazer campanhas publicitárias cada vez mais criativas e excitantes para conseguir mais clientes. Seu marketing pode envolver campanhas de mídias sociais elaboradas, anúncios em TV ou rádio ou até mesmo o patrocínio de grandes eventos. Também pode significar um site bem chamativo e bem desenhado.

Grandes marcas podem colocar o SEO no final de sua lista de prioridades quando se trata de criar um novo site, mas deveriam ter o mesmo peso de gráficos chamativos e experiência de usuário já que SEO é a forma de marketing de longo prazo e totalmente sustentável. SEO deve funcionar como uma estratégia rodando em background para trazer retorno do investimento, já que campanhas de publicidade vêm e vão ao longo do tempo.

SEO

Porque SEO é importante para marcas que já tem muitos visitantes e Branding?

SEO é importante simplesmente porque o objetivo de qualquer negócio é sempre para ganhar mais dinheiro. Se você acha “Bem, eu tenho centenas de milhares de visitas por mês, por que eu deveria me preocupar com SEO?“, então você está fazendo a empresa e seus acionistas um desserviço ao ignorar o potencial de aumentar ainda mais estes números.

  • SEO pode aumentar as visitas e, portanto, receita. Se você for encontrado para categorias de produtos/serviços, e não apenas sua própria marca, você vai conseguir mais pessoas visitando seu site, conhecendo seus serviços, e gerando conversão através de compra ou assinatura de sua newsletter.
  • Reputação/sensibilização da Marca – Só porque você já tem uma grande marca não significa que você não queira atrair ainda mais clientes. Buscas sobre marcas vem daqueles que já estão fiés a você, enquanto SEO trás pessoas procurando produtos ou serviços que você oferece.

Quais são os problemas comuns?

Os problemas mais comuns no SEO de grandes marcas pode ser rastreado desde a criação do site em si. Devido a importância dada pelos algoritmos do Google para grandes marcas, estas naturalmente irão rankear melhor em termos-chaves com um esforço menor com SEO Off-page (como linkbuilding) do que marcas menores. Isto porque a tendência de criação de links naturais para grandes marcas é bem maior. O que é preciso fazer é garantir um site bem construído e amigável para os mecanismos de busca e se aproveitar disso.

Com isso, sua URL deve ser descritiva e simples, a estrutura do site bem arquitetada, conteúdo bem planejado, linkagem interna inteligente, evitar conteúdo duplicado e utilizar tags corretas pelas páginas. Isso também significa ter o site baseado em HTML, ao invés de construído com Flash, tecnologia que os mecanismos de busca não lêem e que pode ser substituída por jquery em vários aspectos.

Infelizmente, os itens mencionados acima são os principais problemas encontrados em sites de grandes marcas, que atrapalham e muito a performance total nos mecanismos de busca. Não é difícil para desenvolvedores ou agências construirem um site amigável para os mecanismos de busca, mas isso deve ser buscado e mencionado ao se delegar e escolher tal trabalho. Em outras palavras, é algo que deve estar na documentação – no escopo inicial – portanto, pensado numa fase bem inicial. Um profissional de SEO deve ser envolvido em todos os estágios para garantir um resultado otimizado e eficaz.

Que tipos de sites podem fazer um melhor uso de SEO?

Só para deixar claro, algumas marcas podem se beneficiar mais do que outras quando pensamos em SEO. Por exemplo, o McDonalds terá de fazer um esforço menor em sua estratégia de Link Building pois possui marcas fortes e a tendência é que ganhe links em palavras como “McDonalds”, “Big Macs”, e demais marcas que possuir, o que ajudará naturalmente em seu posicionamento. Empresas como a citada não vendem seus produtos online, então, não precisam se preocupar com geração de receita através de seu site. No entanto, é necessário atender as necesidades do usuário descrevendo bem sua marca, seus produtos e guiar as pessoas para seu restaurante mais próximo.

O principal tipo de site que pode realmente sofrer são os e-commerces, já que estes podem gerar uma bela receita se um investimento em SEO for bem planejado e executado, alcançando bons rankings em termos relacionados aos produtos vendidos pela empresa. Estas marcas podem ser divididas em duas categorias:

  • Varejistas – aqueles que vendem produtos de outras empresas. Exemplo: Submarino, Compra Fácil, Corpo Perfeito, Netshoes.
  • Fabricantes – aqueles que fabricam produtos que são vendidos por varejistas, mas tem as suas próprias lojas on-line onde seus clientes podem comprar direto. Ex.: Apple, Dell.

Vale lembrar também que um investimento correto em SEO também lhe trará outros benefícios, como diminuir a necessidade de se anunciar tantas palavras-chaves num Google Adwords, economizando tempo, trabalho e investimento mensal para se obter visitas qualificadas para termos bem posicionados e que trazem um ROI (retorno do investimento) que já seja bem interessante.

Post Original por Ian Collins, traduzido e adaptado por GugaAlves