Como começar a blogar agora!

Blogar, mais um novo verbo, mais uma adaptação de uma palavra em inglês que virou termo de primeira necessidade no ambiente digital. Blogar é a revolução da publicação digital que transformou todos em Editores de conteúdo. Ao transformar o processo de criação de um site em algo muito mais simples, a utilização de um blog tem levado a um desencadeamento de criatividade nunca vista antes.

Blogar é fácil, mas você tem que aprender como fazê-lo da maneira certa. Se você quiser criar um blog que é de valor para os leitores, mantém-los a voltar para mais informações, e recebe-los a falar sobre o seu conteúdo para os seus amigos, então você tem que levar algum tempo para aprender os fundamentos de um bom blogueiro, pois existem diferentes categorias de blogs, e uma das primeiras coisas que você deve decidir é a qual grupo o seu blog vai pertencer.

  • Blogs pessoais são aqueles que se concentram em torno dos indivíduos e o que acontece em suas vidas.
  • Blogs corporativos ou empresariais são destinadas a ser o rosto de uma empresa on-line, compartilhamento de notícias e atualizações com seus clientes e prospects.
  • Blogs de nicho são dedicados a assuntos específicos. Alguns são de grande interesse para muitos, enquanto outros são muito mais bem orientadas em um pequeno grupo de fãs apaixonados.

Blogs são esperados para serem atualizados com freqüência, então lembre-se que você também deve decidir sobre o cronograma de publicação de conteúdo novo. Certifique-se que você consegue cumprir os prazos a sua publicação confortavelmente porque senão o blog pode se acabar se tornando um fardo a ser carregado. O ideal é que seja levado com prazer, e não como obrigação!

A próxima decisão a fazer depois de decidir o tipo de blog, os tópicos que você irá concentrar-se e a freqüência em que você vai postar atualizações é escolher a plataforma de blogs que você irá usar.

Há muitas opções: Blogs que estão hospedados em servidores gerenciados por outras empresas em que seu conteúdo será armazenado, enquanto outros são sistemas que permitem hospedar um blog em seu próprio servidor web e mantê-la completamente sob seu controle. Para os iniciantes, o WordPress.com é uma boa escolha. Os passos para criar um blog nele são bem fáceis, sendo feito de uma forma bem intuitiva, mas vale ressaltar que você poderá utilizar apenas os layouts disponibilizados por lá (não podendo instalar outros).

Se você prefere hospedar seu próprio blog, o WordPress oferece uma versão para tal fim, simples e rápida de instalar, entretanto você precisará de alguma habilidade técnica para manter o site atualizado e com as funcionalidades que desejar. Saber Html e CSS e aprender Php é essencial neste caso, mas lembre-se que há uma grande comunidade mundial de usuários que de bom grado poderá lhe ajudar, e sites como o Tudo Para WordPress lhe dando inúmeras dicas! Lembre-se também que é necessário escolher uma boa empresa de hospedagem para não ter algumas dores de cabeça, portanto fique de olho nas dicas e comentários do post “Hospedagem para sites – As Indicadas e Reprovadas pela galera no Twitter“.

Uma vez que seu blog está criado, você está pronto para começar a blogar. Agora você precisa decidir sobre o conteúdo e estilo das suas postagens!

Há muitas maneiras diferentes para criar conteúdo para o seu blog. Você pode ter apenas conteúdo escrito, ou gravá-los em um microfone e criar um podcast ou mesmo filmar um curta-metragem para cada post e criar um Videocast. Outros mostram imagens, infográficos, apresentações e fotos que mostram as suas idéias. Tenha sempre em mente que o ideal é criar um conteúdo diferenciado, já existem milhares de blogs falando de todos os assuntos e você não quer ser apenas mais um, certo? Você vai ter que testar e ver que tipo de conteúdo funciona melhor na comunicação com seu público. Depois que você se familiarizar com os blogs e criar alguns posts, você se tornará consciente da necessidade de ter um plano de conteúdo estruturado para o seu blog.

Sobre conteúdo, algumas questões devem ser pensadas:

  • Quem vai criar o seu conteúdo? Você vai fazer tudo isso, ou vai terceirizar parte dela, ou encontrar blogueiros convidado para postar em seu blog?
  • Qual será o custo para contratar pessoas para escrever o conteúdo do seu blog?
  • Quanto tempo vai demorar para eles criarem o seu conteúdo?
  • Quais assuntos você vai lidar com e como será detalhado e informativo o seu blog precisa ser?
  • Quem vai lidar com os aspectos técnicos do seu blog?
  • Se precisa atualizar a versão do WordPress de seu blog, ou adicionar plugins,  modificar o layout, quem o fará?

Todo isso dependerá do propósito do seu blog e as metas que você pretende atingir através dele, então você precisa respondê-las em um papel ou em sua mente antes de prosseguir.

Sobre a criatividade para gerar novos posts, o ideal é se manter antenado com tudo o que acontece em seu nicho e ler outros sites da área também para assimilar novas idéias. Falando de idéias, de onde vem as boas idéias?

Outro vídeo interessante é o ’29 dicas para se manter criativo’

Espero que esta matéria possa ajudar a galera que está iniciando nesta área, e também aos que já tem seus blogs criados e estabilizados 🙂

Sobre Guga Alves

Happiness Engineer at WordPress.com / Automattic, I'm that guy who works hard to put a smile on your face when you need help from us! Happiness is all that matters in our lives and my main focus is share it with you!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s