Ilustração de dois empreendedores felizes com suas conquistas, vestidos de calça social e gravata, em sua mesa de escritório.

Pensamentos de um jovem empreendedor

“E o vento sibilava ao leste, como se assobiasse para me manter acordado.

São 4 horas da manhã e o perseverante GugaAlves se propunha a virar a noite e não ter que renegociar prazos e perder a confiança nele depositada, no melhor estilo “Missão dada é missão cumprida”.

Ilustração de dois empreendedores felizes com suas conquistas, vestidos de calça social e gravata, em sua mesa de escritório.

Escrevi isso a tempos atrás, a quase um ano atrás e deixei salvo nos rascunhos aqui do site, com a certeza de que poderia vir a nascer um belo texto daí.. o texto ainda não tá terminado, mas ao reler tal trecho, parei para refletir na atual fase de vida, uma fase de mudança de apenas empregado para um empresário, responsável pelo meu próprio negócio..

Com o tempo aprendemos que a vida é assim e que nada substitui o trabalho duro. Podem fazer seu trabalho por você mas nunca te ensinarão da mesma forma a experiência adquirida através do próprio suor derramado ou das horas de sono perdidas. Perdidas não, investidas, pois só perde tempo quem não sabe o aproveitar em prol do aprendizado e crescimento.

Abrir uma empresa não é nada fácil.. o primeiro passo é aceitar que você terá que aprender MUITA coisa, pois além de executar o trabalho você também terá que gerir todos os outros aspectos do negócio. Pensei muito antes de tomar esse passo, analisei muitas variáveis e decidi seguir em frente e se você está pensando em fazer o mesmo, há algumas coisas que você deve se lembrar antes de se decidir a “botar o bloco na rua” (como diria Lenine) e passar a viver do outro lado de uma empresa:

  • Você será ao mesmo tempo o administrativo, o financeiro, o RH, o cara que escreve as propostas, que revisa contratos, que assina a papelada e que no final vai produzir todo o trabalho. Provavelmente tudo ao mesmo tempo, pois você não terá apenas um cliente.
  • Você precisará de um contador e um advogado, pois você não irá aprender tudo sobre impostos, tributos e leis sozinho de uma hora para outra. Pense bem, você vai assinar um contrato de prestação de serviço com um cliente, mas já parou para ler os artigos referentes a isso no Código Civil? Sabes quanto vai pagar para emitir uma nota fiscal, como vai controlar o fluxo de caixa.. como vai dar entrada e saída de dinheiro sem deixar de declarar corretamente os mesmos e estar dentro da lei?
  • Você precisará contratar pessoas um dia, mas você tem total capacidade para avaliar a qualidade de serviço que um profissional vai te oferecer? Seja na terceirização de mão de obra ou na contratação formal de um funcionário ou estagiário.. no caso de contratação, vc tem noção de quanto uma empresa gasta com um funcionário (além do salário, lembre-se de transporte, alimentação, fgts, etc)?
  • Você precisará estar preparado para atender todo tipo de cliente: aquele que já sabe como funciona a coisa e aquele que diz que quer ter um site mas nem sabe bem porque, aquele que acha que só o jeito X de fazer algo dá certo, aquele que vai te ver como o cara que vai fazer milagres (sempre digo que não faço milagres, só faço meu trabalho mesmo e já é muita coisa rsrs).
  • Por vezes, precisará ouvir mais e falar menos. Se recolher ali dentro da sua “ostra” e concentrar todos os seus esforços pro seu negócio decolar. Isso implica em virar noites as vezes, não ter hora pra sair do trabalho, ouvir amigos reclamando que você tá meio sumido do círculo social.. Sem contar que nem sempre a família vai entender o que você tá fazendo da vida!
  • Faça algo que você gosta, tenha prazer de trabalhar.. senão você estará fadado a cansar da “brincadeira” rapidinho.. Não sabe brincar? Não desce pro Play!
  • A famosa sigla KISS! (Keep It Simple Stupid!). Você pode ter muitas idéias, mas saiba trabalhar com o tempo, fazer as idéias caminharem de uma forma boa, e não achar que vai desenvolver 10 projetos ao mesmo tempo já no começo. Planejamento ajuda muito nessas horas, implemente primeiro as que farão seu negócio se manter aberto e funcional, (afinal, segundo o Sebrae MG, 60% das empresas fecham as portas até o segundo ano de existência), senão tudo fica bem mais difícil.
image

Muitos vão ler e falar: Ah Guga, mas é muito difícil, é muita coisa, nunca vou chegar lá!

E nessa hora eu vou te responder: “Não desanima brother! Vai lá, bate o ponto e ARREBENTA!”.  Perseverança e foco vão te ajudar a chegar lá.. no começo de 2008 eu só sabia consertar computadores e mal sabia o que era PHP, marketing ou WordPress, mas estudei que nem um louco pra poder mudar de vida.. Sempre lembro nessas horas o Bernardinho, técnico da seleção brasileira de vôlei, dizendo que  Oscar Schmidt treinava dezenas de arremesos após o treino, que o Zico treinava dezenas de cobranças de falta após o treino, e que a missão dele na seleção era transformar suor em Ouro.

É difícil é.. mas que graça teria a vida se tudo fosse fácil demais? Sejamos movidos pelos desafios, motivados até com os erros, ouvir um “ah, duvido” e pensar “Ah, duvida é? Aguarde e confie..”. É na hora da dificuldade e da superação que vemos quem são os homens e quem são os meninos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

21 Comentários

  1. Fala Guga, muito legal o texto! A Homem Máquina também só tem uns meses de vida e também comecei a tomar as primeiras grandes decisões da vida de empresário por agora.

    Daqui uns 2 anos estaremos em um bar comemorando ter entrado nos 40% do Sebrae MG. Abraço e boa sorte por aí!

    1. Daqui a uns 2 anos estaremos comemorando e tomando uns bons drink! rsrsrs
      Sucesso pra vc tb amigo, nossos empreendimentos tem tudo para decolarem o/

  2. Passei pela experiência de empreender com outros dois sócios e foi algo bem traumático… No final, a falta de planejamento e de suor jogou o empreendimento no chão.

    Apesar de tudo, me fez ver a vida, as responsabilidades, as empresas e as burocracias com outros olhos. Você amadurece mais rápido e começa a ter outra percepção de realidade, que muitas vezes é o que nos falta para saber nos portar melhor dentro de qualquer empresa e parar de reclamar questões que estão além da compreensão de empregado.

    Hoje, meu desejo é de contribuir com projetos OpenSource e de Educação, acho que é mais adequado aplicar o que sei desta forma.

    Excelente post Guga!

    Abs

    1. É Heitor, infelizmente nem todos os empreendimentos dão certo, é a vida né..
      Do lado de cá, acho que estamos abrindo a Nuva no momento certo, os sócios tão num nível de maturidade com o trabalho muito legal e tá sendo prazeiroso trabalhar com isso tudo.. agora é lutar pra manter a curva sempre ascendente 🙂
      Abraços !

    1. Valeu Cris!
      Eu prefiro sempre acreditar que ainda não tá certo, que ainda dá para melhorar, pra nunca me acomodar em nada.. pode estar sempre no caminho certo mas vou sempre lutar pra melhorar 🙂

  3. Fala Guga,

    Parabéns por mais essa realização na sua vida, tenho certeza que a Agência Nuva vai ser um sucesso, pois foi criada no tempo certo. Hoje, o mercado está amadurecido, as empresas sabem da importância do Search Marketing e vocês são profissionais capazes.

    Mas não se esqueça que a vida de empresário não é fácil, pois são muitas responsabilidades assumidas.

    Desejo toda a sorte do mundo a você, ao Pablo e demais integrantes da Nuva. Qualquer coisa, sabem que podem contar com a gente aqui na AO5.

    Sucesso!

    1. Obrigado Pelati!
      Esperamos poder crescer ainda mais com isso, não só como empresa mas como pessoas mesmo, e poder colaborar mais com nosso mercado, assim como vocês estão sempre fazendo apoiando eventos em SP e palestrando em alguns deles 🙂
      A Nuva já nasce parceira da AO5, os admiramos muito e com certeza iremos caminhar cada vez mais juntos!

  4. Fala Guguinha, blz!

    Já conversamos bastante sobre isso e acredito que trocamos algumas experiências.

    A chave do sucesso está na humildade e persistência, procure encarar cada dificuldade como mais uma batalha e que nem sempre ganharemos todas.

    Desejo todo o sucesso do mundo pra você nesse novo desafio profissional.

    Mantenha o foco e determinação.

    Conte com o total apoio da AO5 no que precisar.

    Abs.,

    1. Trocamos muitas experiências, você sempre me ajudou muito Juliano! Obrigadão por tudo mesmo!
      Vamos com tudo, foco e determinação tão lá em cima, a Nuva agora é prioridade total nas nossas vidas 🙂
      Um dia vamos ter um churrasco da empresa também e a galera da AO5 vai ser convidado VIP !
      Abraços!

  5. Guga Alves, já acompanho há algum tempo o que escreve e posta no twitter e gosto muito do conteúdo que compartilha.

    Fico muito feliz quando descubro um novo negócio digital nascendo.

    Desejo muito sucesso nesta sua empreitada. Parabéns.

  6. Parabéns pelo Post Guga!
    É isso ai bola pra frente e vamos passar por todas as dificuldades…
    Eu sei muito bem como é abrir um empresa e correr atrás de tudo com muito esforço e dedicação!
    E vamos chegar lá com certeza!
    Muito sucesso na sua empresa…
    Abraços
    @seo_harrypotter

  7. Sensacional Guga o seu post, você comentou um dado do sebrae ai eu te pergunto você chegou a pedir ajuda no sebrae? Com cursos ou outro.

    Ótimo post e torço para que sua agência vence sempre, torço por pessoas como você que ajudar a comunidade a evoluir.

    1. Pablo,
      cheguei a ir no Sebrae uma vez para conversar com um consultor deles e aprender os primeiros passos a se tomar para legalizar a empresa, e fiz um curso online deles, curso gratuito, disponível em ead.sebrae.com.br.
      Obrigado pela força, esforço nunca faltará para a empresa decolar! 🙂

  8. Parabéns pela atitude Gustavo. Optar por ser “dono do seu destino”, se é que assim podemos dizer, não é fácil e envolve tudo isso ai que você bem listou. Eu passei pelo mesmo processo que você em 2004 quando fundei a BNW com mais 2 sócios, hoje 22 pessoas. Por coincidência, tenho trocado muitos tweets com o Paulo e pelo que vejo, vocês já são um grande sucesso também, vitoriosos de si mesmos em primeiro lugar. Se deus quiser estarei no #smasters com vocês este ano. Ah.. pra não faltar um adendo…

    Ouvi essa frase de um chefe meu, que na verdade foi um grande líder pra mim.

    Paciência, Humildade e Perseverança.

    Boa sorte, brilhem!

    1. Obrigado Luiz.
      Infelizmente a empresa não deu certo e já estou fora dela, assim como a maior parte dos sócios que iniciaram nela, mas a vida segue muito bem, enfrentando novos desafios 😀