Pensamentos de um jovem empreendedor

“E o vento sibilava ao leste, como se assobiasse para me manter acordado.

São 4 horas da manhã e o perseverante GugaAlves se propunha a virar a noite e não ter que renegociar prazos e perder a confiança nele depositada, no melhor estilo “Missão dada é missão cumprida”.

Businessman Stretching at Desk

Escrevi isso a tempos atrás, a quase um ano atrás e deixei salvo nos rascunhos aqui do site, com a certeza de que poderia vir a nascer um belo texto daí.. o texto ainda não tá terminado, mas ao reler tal trecho, parei para refletir na atual fase de vida, uma fase de mudança de apenas empregado para um empresário, responsável pelo meu próprio negócio..

Com o tempo aprendemos que a vida é assim e que nada substitui o trabalho duro. Podem fazer seu trabalho por você mas nunca te ensinarão da mesma forma a experiência adquirida através do próprio suor derramado ou das horas de sono perdidas. Perdidas não, investidas, pois só perde tempo quem não sabe o aproveitar em prol do aprendizado e crescimento.

Abrir uma empresa não é nada fácil.. o primeiro passo é aceitar que você terá que aprender MUITA coisa, pois além de executar o trabalho você também terá que gerir todos os outros aspectos do negócio. Pensei muito antes de tomar esse passo, analisei muitas variáveis e decidi seguir em frente e se você está pensando em fazer o mesmo, há algumas coisas que você deve se lembrar antes de se decidir a “botar o bloco na rua” (como diria Lenine) e passar a viver do outro lado de uma empresa:

– Você será ao mesmo tempo o administrativo, o financeiro, o RH, o cara que escreve as propostas, que revisa contratos, que assina a papelada e que no final vai produzir todo o trabalho. Provavelmente tudo ao mesmo tempo, pois você não terá apenas um cliente.

– Você precisará de um contador e um advogado, pois você não irá aprender tudo sobre impostos, tributos e leis sozinho de uma hora para outra. Pense bem, você vai assinar um contrato de prestação de serviço com um cliente, mas já parou para ler os artigos referentes a isso no Código Civil? Sabes quanto vai pagar para emitir uma nota fiscal, como vai controlar o fluxo de caixa.. como vai dar entrada e saída de dinheiro sem deixar de declarar corretamente os mesmos e estar dentro da lei?

– Você precisará contratar pessoas um dia, mas você tem total capacidade para avaliar a qualidade de serviço que um profissional vai te oferecer? Seja na terceirização de mão de obra ou na contratação formal de um funcionário ou estagiário.. no caso de contratação, vc tem noção de quanto uma empresa gasta com um funcionário (além do salário, lembre-se de transporte, alimentação, fgts, etc)?

– Você precisará estar preparado para atender todo tipo de cliente: aquele que já sabe como funciona a coisa e aquele que diz que quer ter um site mas nem sabe bem porque, aquele que acha que só o jeito X de fazer algo dá certo, aquele que vai te ver como o cara que vai fazer milagres (sempre digo que não faço milagres, só faço meu trabalho mesmo e já é muita coisa rsrs).

– Por vezes, você precisará ouvir mais e falar menos. Se recolher ali dentro da sua “ostra” e concentrar todos os seus esforços pro seu negócio decolar. Isso implica em virar noites as vezes, não ter hora pra sair do trabalho, ouvir amigos reclamando que você tá meio sumido do círculo social.. Sem contar que nem sempre a família vai entender o que você tá fazendo da vida!

– Faça algo que você gosta, tenha prazer de trabalhar.. senão você estará fadado a cansar da “brincadeira” rapidinho.. Não sabe brincar? Não desce pro Play!

– A famosa sigla KISS! (Keep It Simple Stupid!). Você pode ter muitas idéias, mas saiba trabalhar com o tempo, fazer as idéias caminharem de uma forma boa, e não achar que vai desenvolver 10 projetos ao mesmo tempo já no começo. Planejamento ajuda muito nessas horas, implemente primeiro as que farão seu negócio se manter aberto e funcional, (afinal, segundo o Sebrae MG, 60% das empresas fecham as portas até o segundo ano de existência), senão tudo fica bem mais difícil.

Keep it simple stupid

Muitos vão ler e falar: Ah Guga, mas é muito difícil, é muita coisa, nunca vou chegar lá!

E nessa hora eu vou te responder: “Não desanima brother! Vai lá, bate o ponto e ARREBENTA!”.  Perseverança e foco vão te ajudar a chegar lá.. no começo de 2008 eu só sabia consertar computadores e mal sabia o que era php, marketing ou WordPress, mas estudei que nem um louco pra poder mudar de vida.. Sempre lembro nessas horas o Bernardinho, técnico da seleção brasileira de vôlei, dizendo que  Oscar Schmidt treinava dezenas de arremesos após o treino, que o Zico treinava dezenas de cobranças de falta após o treino, e que a missão dele na seleção era transformar suor em Ouro.

É difícil é.. mas que graça teria a vida se tudo fosse fácil demais? Sejamos movidos pelos desafios, motivados até com os erros, ouvir um “ah, duvido” e pensar “Ah, duvida é? Aguarde e confie..”. É na hora da dificuldade e da superação que vemos quem são os homens e quem são os meninos!

Espero que vocês tenham gostado do post e que esse texto possa te ajudar um pouco.. Tô aqui do outro lado da telinha motivado e fazendo todo o possível pra Agência Nuva decolar e o empreendimento dar certo, e sempre que possível compartilharei por aqui um pouco das experiências vividas. Não por me achar exemplo,mas por vontade de colaborar com quem precisar de alguma ajuda.

Aproveito para humildemente pedir a colaboração de outras mentes empreendedoras de nosso mercado digital, especialmente de alguns que também abriram seus próprios negócios e estão aí bombando no mercado, como @FabioRicotta, @DocLuz, @RafaelROliveira, @Mackeenzy, @ArielVDL, @AgenciaAO5, grandes pessoas que tem muito a nos ensinar! E de você que visitante também, é claro! Compartilhemos nossas experiências e pensamentos, sempre, para assim colaborarmos um com o crescimento dos outros.