Não é sobre “Engajamento”: Usando Mídias Sociais para fazer as ideias acontecerem

Há algum tempo atrás li um post interessante no 99percent com o título “It’s Not About “Engagement”: Using Social Media To Make Ideas Happen” e me identifiquei muito com as ideias ali contidas e opiniões de alguns .

Já que achei interessante e me identifiquei, resolvi traduzir aqui os trechos que achei melhores aproveitando para dar meus pitacos e adicionar minha visão. Vamos lá:

 

Não é sobre “Engajamento”: Usando Social Media para fazer as ideias acontecerem

Pode ser legal e interessante twittar sobre o que você teve no almoço, ou compartilhar fotos de festas no Facebook, mas e se você usar as mídias sociais para atingir metas específicas?

Talvez para conseguir apoio para um projeto criativo ou desenvolver a consciência sobre um produto ou projeto que você está lançando. Como, então, você pode utilizar todos os canais de comunicação social da internet para falar e interagir com as pessoas de uma forma que fará a diferença para sua missão, não apenas criar mais conversas ociosas que se perdem rapidamente?

  • Ser o prefeito de vários restaurantes no Foursquare não vai fazer sua ideia acontecer. Não se apegue demais a número de seguidores, likes, ou check-ins. Se você continuar fazendo o que você ama, compartilhar sua criatividade e inspiração, você estará fazendo a sua parte e sendo atrativo pra quem tem pensamentos semelhantes. Sim, tenho muitos seguidores e felizmente ao falar da abertura de minha empresa vi que muitos gostaram da ideia. Me mandaram mensagens positivas, passaram a seguir o twitter da empresa esperando boas mensagens vindas de lá e creio que parte disso se deve a ter sempre compartilhado minhas ideias, inspirações e as vezes até algumas frustrações, sempre com a maior honestidade e transparência.
  • Nesse exato minuto, em algum lugar há uma conversa on-line acontecendo sobre o que você tem interesse. Participe ! Encontre essas conversas e se envolva, sempre deixando clara a paixão pelo assunto. Use recursos visuais também para compartilhar informação. Flickr, Twitpic, Instagram e outros são ótimos lugares para começar a documentar suas ideias do início ao fim.
  • Permita que as pessoas façam parte, mostre a elas como você está animado sobre a sua ideia. A melhor maneira de manter as pessoas animadas sobre o que você está fazendo é deixar a sua paixão sempre a mostra. Compartilhar o processo, a ideologia, e execução, logicamente nos limites do possível.
  • Não há nada mais gratificante do que sentir que você é uma parte de algo, então deixe o seu público fazer parte do seu projeto. Uma ótima maneira de envolver a sua comunidade é para pedir sua entrada. Compartilhe suas experiências, e peça algo de volta.
  • Interações cara a cara irão ajudá-lo a elevar o seu pensamento. Estar presente em eventos, sejam grandes ou pequenos, é tão importante quanto discussões online. Por exemplo, algumas pessoas que conheci através de eventos de Marketing Digital se tornaram minhas amigas e fico feliz em ter amigos e pessoas que ao menos tem simpatia por mim apenas por ter personificado o GugaAlves, aquela pessoa que era apenas um twitter na timeline dela. Três destas pessoas viraram grandes amigos e hoje se estou abrindo empresa é porque tenho eles como um porto seguro, andando sempre ao meu lado e hoje sendo meus sócios nesta nova empreitada, cada um com suas responsabilidades no negócio e sempre dispostos a complementar o conhecimento um do outro.
  • Pense em sua comunidade como colaboradores – não uma audiência. As pessoas que ficam mais propensas a se envolver com você são aquelas que sabem o que você está passando e apreciam o tipo de trabalho que você faz. Passando por isso juntos, e no processo, você vai começar a construir uma comunidade realmente poderosa e criativa. No começo muitos diziam que eu estava entregando o ouro com tantas postagens e dicas sobre WordPress, hoje muitos dos que falavam isso vêem que na verdade o que aconteceu foi que virei uma referência de conhecimento nesta área para tal comunidade.
  • Não sobrecarregue as pessoas com entusiasmo. Soa muito estranho ver alguém falando freneticamente com entusiasmo sobre suas ideias e produtos, parecerá para os outros que estás a forçar a barra. Encontre um equilíbrio e seja autêntico. Pode não ser fácil, uma linha tênue pode separar os dois, então se policie e pense se você precisa mesmo enviar tal mensagem agora e como poderão a interpretar
  • Comemore cada pessoa que celebra você. Se você tem algo grande, as pessoas vão começar a se envolver com seu nome. Quando isso acontecer, não se esqueça de reconhecer isso e confira o que eles tem em curso também.
  • Não trate sua comunidade como apenas “fãs” ou “seguidores”, eles são parte importante do processo e parte de suas glórias se deverá ao respeito e indicação deles. Cada pessoa que interage com você ou sua marca é extremamente importante. São pessoas do outro lado, não apenas números.  É importante ter a confiança entre você e a comunidade que você leva muito a sério. Respeite essa confiança que estão te dando como líder sem se achar mais do que você realmente é.
  • Não se concentre no aspecto monetário de um projeto muito cedo – construa sua marca e comunidade, pois você ama isso, e o sucesso vai encontrá-lo. Digo isso porque são 3 anos de TudoParaWordPress e nunca o dinheiro andou a frente da paixão pelo assunto. Foi por ele e por isso que construí uma marca e pude chegar a lançar minha empresa e realmente poder ter a chance de ter algum lucro real e sabe-se lá aonde isso vai parar.  Encontrei uma maneira de tornar minha paixão minha vida mas não foi do dia para a noite.

Espero que tenham gostado da dica e se tiverem alguma dica a mais para complementar esta matéria, sinta-se a vontade e deixe seu comentário!