Não é sobre “Engajamento”: Usando Mídias Sociais para fazer as ideias acontecerem

Há algum tempo atrás li um post interessante no 99percent com o título “It’s Not About “Engagement”: Using Social Media To Make Ideas Happen” e me identifiquei muito com as ideias ali contidas e opiniões de alguns .

Já que achei interessante e me identifiquei, resolvi traduzir aqui os trechos que achei melhores aproveitando para dar meus pitacos e adicionar minha visão. Vamos lá:

 

Não é sobre “Engajamento”: Usando Social Media para fazer as ideias acontecerem

Pode ser legal e interessante twittar sobre o que você teve no almoço, ou compartilhar fotos de festas no Facebook, mas e se você usar as mídias sociais para atingir metas específicas?

Talvez para conseguir apoio para um projeto criativo ou desenvolver a consciência sobre um produto ou projeto que você está lançando. Como, então, você pode utilizar todos os canais de comunicação social da internet para falar e interagir com as pessoas de uma forma que fará a diferença para sua missão, não apenas criar mais conversas ociosas que se perdem rapidamente?

  • Ser o prefeito de vários restaurantes no Foursquare não vai fazer sua ideia acontecer. Não se apegue demais a número de seguidores, likes, ou check-ins. Se você continuar fazendo o que você ama, compartilhar sua criatividade e inspiração, você estará fazendo a sua parte e sendo atrativo pra quem tem pensamentos semelhantes. Sim, tenho muitos seguidores e felizmente ao falar da abertura de minha empresa vi que muitos gostaram da ideia. Me mandaram mensagens positivas, passaram a seguir o twitter da empresa esperando boas mensagens vindas de lá e creio que parte disso se deve a ter sempre compartilhado minhas ideias, inspirações e as vezes até algumas frustrações, sempre com a maior honestidade e transparência.
  • Nesse exato minuto, em algum lugar há uma conversa on-line acontecendo sobre o que você tem interesse. Participe ! Encontre essas conversas e se envolva, sempre deixando clara a paixão pelo assunto. Use recursos visuais também para compartilhar informação. Flickr, Twitpic, Instagram e outros são ótimos lugares para começar a documentar suas ideias do início ao fim.
  • Permita que as pessoas façam parte, mostre a elas como você está animado sobre a sua ideia. A melhor maneira de manter as pessoas animadas sobre o que você está fazendo é deixar a sua paixão sempre a mostra. Compartilhar o processo, a ideologia, e execução, logicamente nos limites do possível.
  • Não há nada mais gratificante do que sentir que você é uma parte de algo, então deixe o seu público fazer parte do seu projeto. Uma ótima maneira de envolver a sua comunidade é para pedir sua entrada. Compartilhe suas experiências, e peça algo de volta.
  • Interações cara a cara irão ajudá-lo a elevar o seu pensamento. Estar presente em eventos, sejam grandes ou pequenos, é tão importante quanto discussões online. Por exemplo, algumas pessoas que conheci através de eventos de Marketing Digital se tornaram minhas amigas e fico feliz em ter amigos e pessoas que ao menos tem simpatia por mim apenas por ter personificado o GugaAlves, aquela pessoa que era apenas um twitter na timeline dela. Três destas pessoas viraram grandes amigos e hoje se estou abrindo empresa é porque tenho eles como um porto seguro, andando sempre ao meu lado e hoje sendo meus sócios nesta nova empreitada, cada um com suas responsabilidades no negócio e sempre dispostos a complementar o conhecimento um do outro.
  • Pense em sua comunidade como colaboradores – não uma audiência. As pessoas que ficam mais propensas a se envolver com você são aquelas que sabem o que você está passando e apreciam o tipo de trabalho que você faz. Passando por isso juntos, e no processo, você vai começar a construir uma comunidade realmente poderosa e criativa. No começo muitos diziam que eu estava entregando o ouro com tantas postagens e dicas sobre WordPress, hoje muitos dos que falavam isso vêem que na verdade o que aconteceu foi que virei uma referência de conhecimento nesta área para tal comunidade.
  • Não sobrecarregue as pessoas com entusiasmo. Soa muito estranho ver alguém falando freneticamente com entusiasmo sobre suas ideias e produtos, parecerá para os outros que estás a forçar a barra. Encontre um equilíbrio e seja autêntico. Pode não ser fácil, uma linha tênue pode separar os dois, então se policie e pense se você precisa mesmo enviar tal mensagem agora e como poderão a interpretar
  • Comemore cada pessoa que celebra você. Se você tem algo grande, as pessoas vão começar a se envolver com seu nome. Quando isso acontecer, não se esqueça de reconhecer isso e confira o que eles tem em curso também.
  • Não trate sua comunidade como apenas “fãs” ou “seguidores”, eles são parte importante do processo e parte de suas glórias se deverá ao respeito e indicação deles. Cada pessoa que interage com você ou sua marca é extremamente importante. São pessoas do outro lado, não apenas números.  É importante ter a confiança entre você e a comunidade que você leva muito a sério. Respeite essa confiança que estão te dando como líder sem se achar mais do que você realmente é.
  • Não se concentre no aspecto monetário de um projeto muito cedo – construa sua marca e comunidade, pois você ama isso, e o sucesso vai encontrá-lo. Digo isso porque são 3 anos de TudoParaWordPress e nunca o dinheiro andou a frente da paixão pelo assunto. Foi por ele e por isso que construí uma marca e pude chegar a lançar minha empresa e realmente poder ter a chance de ter algum lucro real e sabe-se lá aonde isso vai parar.  Encontrei uma maneira de tornar minha paixão minha vida mas não foi do dia para a noite.

Espero que tenham gostado da dica e se tiverem alguma dica a mais para complementar esta matéria, sinta-se a vontade e deixe seu comentário!

Sobre Guga Alves

Happiness Engineer at WordPress.com / Automattic, I'm that guy who works hard to put a smile on your face when you need help from us! Happiness is all that matters in our lives and my main focus is share it with you!

11 Respostas

  1. Belíssimo artigo Guga!!!

    Com certeza esse texto fará parte do epílogo do livro que você vai escrever daqui alguns poucos anos intitulado “Não tenha seguidores, tenha amigos”!

    Parabéns pela iniciativa de todos vocês!
    Estamos juntos!

    Abraços! 😀

    Curtir

  2. Marcel Mouta

    Assim como no mundo offline, parte do seu sucesso é consequência de dedicação, conhecimento e bons relacionamentos, este último é baseado em três pilares: educação, humildade e respeito.

    Parabéns!

    Curtir

  3. Guga, vou ser bem sincero com você.Já tinha ouvido falar do seu blog mas realmente não te sigo no twitter e não tinha ainda tanto conhecimento sobre a sua história.Achei bem interessante seu ponto de vista e concordo plenamente que seguidores são pessoas e não números.A atenção e o prazer em fazer algo para criar qualquer tipo de conteúdo não é só um diferencial mas a chave para o sucesso.Eu comecei a minha carreira em marketing digital relativamente a pouco tempo, pouco mais de um ano e tenho visto muita coisa boa e também outras nem tão boas assim.Sigo alguns “caras importantes” do meio, o que aparentemente o mercado dizem ser para ver o que eles pensam, o que dão de dicas e etc.Porém, a maioria das pessoas que eu sigo que tem mais de 200 seguidores nunca ou raramente me respondem.É claro questionamentos , dúvidas ou comentários relevantes são essenciais e não é tudo que se precisa de resposta mas sinto um estrelato desnecessário por parte desse povo.Acho triste porque tenho certeza que vou muito mais longe do que esse tipo de gente, tanto é que atualmente também estou começando a construir a minha agência, também com mais 3 pessoas.Mesmo sem te conhecer desejo muito sucesso e boa sorte sempre.Você acaba de ganhar não só mais um seguidor no twitter, conquistou também um admirador do seu trabalho que voltará aqui com certeza algumas vezes.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s