Colégio Pedro II – Uma das maiores instituições desse país !

Pela primeira vez, venho falar de algo sério, prestar uma homenagem mais do que justa.

Sempre que posso homenageio de alguma forma esse querido colégio, que foi um grande agente transformador em minha vida.

Me mostrou que tudo nessa vida é possivel, basta a gente se esforçar e acreditar em si mesmo.

Me mostrou que esse mundo não está perdido, que podemos fazer a diferença.

Me mostrou que família é um conceito muito mal explorado em nossa sociedade, pois lá fiz amigos e amigas que são verdadeiros irmãos para mim, amigos por quais eu daria a minha vida todos os dias para que eles pudessem ser felizes, pois eles sempre estavam lá quando aquele pequeno Gustavo, que não queria muito estudar pq não gostava e não tinha idéia da imensidão desse mundo, precisasse de uma sacudida e voltasse aos eixos.

Não vou citar os nomes aqui pois graças a Deus fiz muitos amigos no CPII..

Me mostrou que ainda podemos ter educação de qualidade no Brasil, que ainda existem professores que amam os colégios em que estão, que dão sua vida para transformar crianças em cidadãos conscientes e esforçados, que eles tem que acreditar em si mesmo pois o maior agente transformador que temos dentro de nós e o PENSAMENTO POSITIVO !

Me ensinou a amar demais, a entrar de cabeça naquilo que acho correto. A fazer algo pelo próximo, pelo distante, pelo Brasil, pelo mundo.. pq não fazer?

Me ensinou que, como diria Gabriel o Pensador, “A gente muda o mundo na mudança da mente ! ”

Me ensinou a amar uma instituição como eu nunca iria amar na vida se não tivesse passado por lá.

Com certeza ensinou não só a mim, mas para milhares de alunos durante todos os seus quase 200 anos de fundação ! Tenho certeza que alguns comentários de amigos aqui reafirmarão isso

Tenho certeza que, sem o Colégio Pedro II em minha vida, eu seria apenas mais uma destas pessoas que cruza os braços para reclamar de tudo , e nada faz para tentar melhorar esse tão necessitado Brasil.

Tenho orgulho de ter sido aluno do Pedro II e terei por toda a vida.. se um dia ameaçarem fechar tal colégio eu me amarro aos portões de entrada e não deixo !

Fica o video abaixo como uma pequena homenagem ao meu querido CPII !

Colégio Pedro II

Jamais esquecerei

Aqueles dias felizes

Que contigo eu passei !

Sobre Guga Alves

Happiness Engineer at WordPress.com / Automattic, I'm that guy who works hard to put a smile on your face when you need help from us! Happiness is all that matters in our lives and my main focus is share it with you!

38 Respostas

  1. Bahia

    Isso ae gustavo! Acho que quando encaramos as situações da vida como adultos, profissionais ou meramente sociais, damos mais valor à importância que teve o CPII nessa formação. Realmente, um p* colégio.

    Toda força ao CPII !! Abraços, Bahia

    Curtir

  2. Ronaldo

    Boa cara!
    Sempre tenho ótimas lembranças do CPII. Um baita colégio que me preparou para a vida.
    Pena que muita gente não dá valor quando é aluno. Porém com o passar do tempo percebem o quanto importante ele foi para a gente!

    Tenho muito orgulho de ter estudado a minha vida toda nesse colégio!

    “Ao Pedro II, tudo ou nada?”

    Curtir

  3. Nossa, Guga, meus olhos tão cheios de lágrimas… Só que estudou lá sabe o que sentimos.

    Lembro que uma vez, no 2o ano, estava num elevador no Flamengo (acho que tava indo pro médico, sei lá), de uniforme, e um cara de uns 30 anos me viu e falou “Esse colégio me ensinou muito mais que matemática, ciências, física. Aí eu aprendi política, e isso mudou a minha vida”. Nunca esqueci disso. Lá a gente aprende a ser… sei lá, a ser a gente, da melhor maneira.

    Beijos!

    Curtir

  4. Gisele

    Pessoal… o amor pelo CP2 é algo incondicional… Hoje o que somos devemos ao corpo docente que cumpre o real papel do magistério: mostrar ao corpo discente e a sociedade em geral aquilo que ninguém mostra.

    Obrigada por tudo mestres!!!!!

    Curtir

  5. Victor tenente

    É, meu amigo. O CPII ainda é para mim de longe onde eu passei os melhores momentos da minha vida, pois tive a oportunidade de aprender tantas coisas, passei por momentos tão felizes junto com todos os amigos(irmaos) que conheci no colégio, enfim sou muito grato por tudo que me foi apresentado. Tenho certeza de que a sua homenagem é muito justa. Saudades e muitas lembranças maravilhosas são as marcas que o CPII deixou em mim. Um grande abraço para todos.

    Curtir

  6. oi guga,

    Adorei tudo principalmente o videodo RJ TV mostrando a Unidade de São Cristóvão II, onde eu e minha irmã estudamos durante muitos anos de nossas vidas, que marcaram pra valer mesmo!

    Fiquei até emocionada também.

    Continue colocando estas lembranças do nosso adorável Colégio Pedro II que assim eu mato saudades de uma época que pra mim nunca irei esquecer, pois foram os melhores anos de minha vida!

    Hoje fico feliz pois pra manter a tradição meu sobrinho Daniel Vespasiano também estuda na mesma Unidade São Cristóvão II que eu estudei sendo que ele está no “Pedrinho”, mas com certeza ele irá seguir para o “Pedrão”.

    Amo este colégio de Paixão e todos os Amigos que fiz e alguns que mantenho contato ate hoje através do orkut.

    bom amigo seu blog esta show de bola sempre me mande sobre news nele ok!!

    bjusssssssssssss da amiga

    Cristina Vespasiano
    Estudei no CPII de 1985 até 1995 no turno da Tarde na Unidade São Cristóvão II.

    Curtir

  7. eeeba… achei ke vc tinha esquecido de mim!!

    valeu a visita… e vc postando uma coisa seria??
    legal viu… um dia talvez eu consiga postar alg coisa ke num seja abobrinhas… kkkkkkk

    bjus e otima semana pra vc!!

    Curtir

  8. Leonardo Toddynho

    Show de Bola Gilberto! O Pedro II é tudo isso mesmo, faz parte da vida de todos nós que nos orgulhamos de fazer parte desta família composta por pessoas tão iguais e tão diferentes, Não hesito sequer por um instante em dizer que um dos milagres de Deus em minha vida, talvez o maior deles foi permitir que eu estudasse nesse colégioque faz parte de mim e é responsável por tudo que sou hj!

    Pedro II tudo ou nada?
    Tudo ! então como é que é?!
    3×9=27, 3×7=21(-12) ficam 9- 8 fica 1 zum zum zum paratibum PEDRO II!!!!!!!!!

    Nós levamos nas mãos…

    Curtir

  9. Leandro

    Realmente, os anos no Pedro II foram inesquecíveis pra todo mundo que passou por lá. E o grande barato, pelo menos lembrando de como foi tudo, é que a gente meio que sabia disso – pelo menos eu. Tanta coisa passa pela nossa vida e a gente só se dá conta depois, mas acho que o CPII é a exceção (cadê a Eulália?) que confirma a regra. Mesmo matando aula, colando nas provas, zoneando o colégio, jogando sueca na cantina, fumando escondido no banheiro, na quadra, no vestiário, na cantina…dava pra sentir que aqueles anos eram especiais.

    Curtir

  10. Olá Guga.
    Conforme o prometido, estou dando uma passadinha por aqui para retribuir sua visita. Devido à inevitável correria, vou adicionar seu endereço nos meus favoritos e voltar depois com mais calma. Mesmo assim, bastou esta rápida “vista d’olhos” para inferir o espírito do site e, por que não dizer, também para congratulá-lo por seu excelente trabalho.
    Um grande abraço e até mais ler.
    Fernando (http://fernandomelis.blogspot.com)

    Curtir

  11. Adan (Argentino)

    Faaaaaaala Gustavo!!! Cara muito legal a postagem que vc fez e a homenagem está mais do que corretíssima!! Realmente privilégio de poucos estudar nesse colégio onde passamos muitas horas da nossa adolescência nos preparando para o mundo aqui fora.
    Sei que a vida nos levou para caminhos diferentes porém esses anos marcaram nossas amizades então aproveito aqui para deixar um grande abraço aos amigos que fizeram parte da minha história no CPII !!!

    Adan

    PS: limanueva_tkd@hotmail.com (este é meu e-mail para caso alguem queira entrar em contato)

    Curtir

  12. Novidade alguma eu gostar de algo que fale do meu querido colégio, mais ainda que você escreve muito bem. Mas só pra deixar registrado: o sentimento é sempre o mesmo em se tratando de Pedro II. O orgulho, a noção de que hoje podemos e fazemos a diferença perante os demais muito pelo fato de termos passado pelo CPII. E claro, a certeza de que é lá que nossos filhos também vão aprender a ser cidadãos.

    Vida eterna ao CPII!

    Curtir

  13. Rafael Albuquerque

    Gustavo,
    Belas palavras, dignas de um estudante do CPII, pelo seu conteúdo, sua sinceridade e seu amor infinito a um colégio, que antes de ensinar qualquer disciplina, forma um “ser humano” na raiz da palavra…
    Muita emoção com seu depoimento…
    Valeu muito a pena ler esse seu texto e poder lembrar o pouco de tudo aquele GIGANTESCO mundo de o CPII mostrou existir a cada um de nós e que nos fez amar tanto esta Instituição.
    E pro CPII sempre digo uma frase:” Enquanto eu estive no Pedro II posso dizer que eu era feliz, e graças a Deus, eu sabia…”
    Vlw Gustavo. Abção

    Curtir

  14. Karla Costa

    Gu,

    Amei seu texto. Posso dizer que o Pedro II não forma simplesmente alunos e sim, cidadãos!!!!

    Só quem estudou ou estuda lá, sabe desse sentimento que vc se refere em seu texto.

    E tenho o orgulho de falar que sou “BACHAREL EM CIÊNCIAS E LETRAS”!!!!

    BJS

    Curtir

  15. eliana nascimento

    Estudei no Pedro!! de 1965-1969(tijuca)até 1972(sede).Muitos anos se passaram mas, meu amor pelo colegio, as lembranças da epóca feliz que lá vivi, não deixam de acompanhar minha vida. Sinto saudades de grandes amigos que nunca mais soube notícias…morei fora do Pais por muito tempo…Gostaria muito de poder dsaber como encontrar amigos que foram da miha epoca neste maravilhoso colegio. estudei na seção tijuca em 1965 no turno da tarde 11jn,21bn…..fiz o classíco de 1970 a tarde , na marechal Floriano. Se você puder me ajudar na busca de meus antigos colegas te agradeço. Um abraço da Eliana e…..Salve o PedroII.

    Curtir

  16. Sergio Rubem Coutinho Corrêa

    Tenho 62 anos de idade fui aluno do colégio Pedro II, trago no coração muitas recordações do tempo de estudante – o educandário foi um grande divisor de águas – aprendi a conhecer o Brasil no colégio Pedro II, pois lá na Mal.Floriano (SEDE) havia o encontro de todas as classes sociais do Rio de Janeiro, e foi numa época de trevas no Brasil, vivíamos a “Redentora” ditadura militar de 1964. Tenho ainda algumas amizades como o professor catedrático de Português José Eliezer de Andrade, grande mestre da língua que carinhosamente chamávamos de Graudo e Redondo. Ele mandava as meninas, as mais lindas da sala, namorarem o verbo. Hoje o grande mestre lúcido mora no Flamengo. Quando estudo com meu filho a língua portugêsa, ligo para ele, nas minhas eternas dúvidas gramaticais; para o velho sábio Eliezer no seus 86 anos passar seus conhecimentos.
    Abraços aos colegas do CPII. Todo aluno do CPII é “safo”.
    Sérgio Rubem Coutinho Corrêa.

    Curtir

  17. Bruna Stephannie

    Adorei saber mais cobre o colégio e acho que você tem razão:Pra mim o PedroII é único mesmo tendo tantas unidades em todo lugar, e ele é especial não porque está entre os 10 melhores colégios do Brasil,não porque ensina françês,música,mas sim, porque ele cuida da gente assim como a gente cuidaria do nosso melhor amigo,do nosso bichinho de estimação,do nosso ursinho de pelúcia q nós tinhamos desde pequena e tambem ensina afazer algo pelo próximo, pelo distante, pelo Brasil, pelo mundo.. pq não fazer?(assim como o gustavo falou).
    Bem como vocês já viram eu falo demais então é melhor eu parar,mas é tão gostoso falar do CPII que não dá mais pra parar.
    Bjuuuuusssssss para todos não só para os meus mas para todos os colegas e ex-colegas desse colégio maravilhosoque é oColégio Pedro II – Uma das maiores instituições desse país !

    Curtir

  18. Jefferson

    Bom meu amigo , muito boa essa materia do Pedro II. Estudei lá de 1960 a 1963 na sessão norte e 1963 a 1966 na Sede. Também devo muito do que sou hoje a esta escola e aos grandes professores e amigos .
    Estou a procura deles e de fotos da época se você ou alguem que aqui postou tiver algo para me passar meu endereço eletrônico é jeffersonflandim@hotmail.com .

    Desde ja agradeço e deixo os meus parabéns pela sua iniciativa.

    Curtir

  19. Marcelo

    Gustavo.
    Belíssima e merecida homenagem que você fez. Até hoje tenho saudades dos tempos do CPII, entrei numa época muito especial em 1980 quando o CPII reabria a 5ª ´série, que até então não tinha, fiz parte de uma das primeiras quatro turmas da 5ª série, e isso não me faz melhor que ninguém é apenas uma situação diferente, e realmente só quem estudou no CPII é que conhece esse sentimento pelo Colégio. Para todos aqui que querem reencontrar seus ex-colegas, uma boa dica é o Orkut, e outra a dica é a feijoada do ex-alunos que acontece todo ano em Dezembro, este ano é no dia 12/12/2009.
    Abraços a todos

    Curtir

  20. emocionante a página e cada mensagem; pra quem entrou para o CPII em 1956, é caloroso perceber que o sentimento é o mesmo; aliás, um ex-aluno quase lenda, o Ovídio Guilhon (EN) propôs a expressão “eterno aluno” à “ex-aluno”. É o que somos. Quando nos reconhecemos, uma centelha de afetividade brilha instantênea. E para os que estão saudosos,aqui vão algumas dicas (além do orkut): o site criado pelo Paulo Rubem (há outros, mas não sei de cor) http://www.aopedrosegundo.com.br; os encontros anuais de inverno e verão (1º sábado de julho/ em churrascaria; 1ºsábado/em S.Cristóvão e 1º de dezembro/no Engenho Novo). No site do PR há links para vários outros. E o que é mais extraordinário é que continuamos a fazer amizades, esse sentimento de pertencimento (perdoem a rima) é o maior DNA que existe!
    Tb fui aluna do querido professor Eliezer de Andrade, e dos igualmente querido professores Francisco Pimenta, Lourival, Renato Azevedo, Ali de Mello, Miss Ada, Miss Rebecca. Alberto Coelho… “Belos tempos, belos dias.” O CPII nos fez, sim, adultos melhores do que seríamos se não tivéssemos passado por lá. Amizade e cidadania; o interno e o externo; eu e o mundo uma só ser.

    Curtir

  21. Fernando

    Isso aê Gustavo! Sou Fernando do Rio de janeiro, estou concluindo meu último ano de Pedro II e, para falar a verdade, penso a todo momento que cada dia a mais no meu AMADO colégio, é um dia a menos participando dessa maior instituição de ensino do país. Sinto muito orgulho de fazer parte dessa história, o CPII mudou, muda e continuará mudando minha vida. Guardo na memória cada momento que passei lá dentro, amigos, aulas, festas, as temidas PFV’s (só passando pra saber como é). Afinal, nem tudo é pra sempre, embora seja incondicional o amor que sinto pela família CPII.

    Ao Pedro II tudo ou nada?!
    Abração!

    Curtir

    1. Fernando

      Só um adendo, lembrei de uma frase que escutei de um inspetor para minha mãe no dia da matrícula: “Você está nos entregando um menino e nós te entregaremos um homem”.

      Faz cumprir seu papel!

      Curtir

  22. Sou aluna atual do Colégio Pedro II de São Cristóvão e me formarei esse ano com muito orgulho. Procuro ex-alunos do ano e 1960 do CPII, pois como último trabalho, vamos recriar o cenário do Pedro II desse ano: Os alunos, inspetores, professores, as histórias, bagunças, chateações e tudo o que pudermos relembrar e repassar para frente. Será como uma encenação de peça teatral. Entrem em contato comigo pois desejo fazer entrevistas ( que podem ser feitas por e-mail ou telefone mesmo). Será um belo trabalho, homenageando vocês, ex-alunos, que são parte das nossas vidas assim como todos nós somos parte do Pedro II. PEDRO SEGUNDO É TUDO OU NADA ?? TUDO!!
    Tabuada sempre!
    Meu e-mail: dani.zuben@hotmail.com
    CPII PARA SEMPRE !!

    Curtir

  23. José Roberto Gusmão Rocha

    É isso…lindo!!!!Também me orgulho de ter estudado lá no “querido CP II” nos anos 60 na sede.Que saudade,principalmente da turma do “bonde 93 – PENHA” quantas passeatas memoráveis,quantas corridas SENSACIONAIS da polícia,era muito bom!!!Hoje aos 62 anos ainda tenho vivas estas lembranças.”Pedro II tudo ou nada.Tudo!!!!!!!

    Curtir

  24. José Roberto Gusmão Rocha

    É isso…lindo!!Tembém tenho orgulho de ter estudado no “grande CP II’ sede nos anos 60.Lembro com saudades de tudo,principalmente da “turma do bonde 94 – Penha”,das incríveis passeatas,das fantásticas corridas da polícia e hoje aos 62 anos inda tenho tudo aquilo muito vivo em minha mente.”Pedro II tudo ou nada.Tudo!!!

    Curtir

  25. Márcia

    Achei que esse sentimento lindo e incondicional por essa instituição acorria dentro do peito de poucas pessoas.
    Eu amo o Pedro II, ele me fez ver um mundo de uma maneira diferente e hoje posso dizer o quanto foi perfeito eu ter ido estudar lá.
    estou concluindo o terceiro ano agora (2011) e penso em voltar como professora porque não consigo me imaginar longe do colégio.

    E SE UM DIA DISSEREM QUE VÃO FECHAR ESSE MARAVILHOSO COLÉGIO FORMADOR DE PESSOAS EU ME AMARRO NOS PORTÕES DA ENTRADA JUNTO COM O GUSTAVO E NÃO DEIXO!!

    Tenho orgulho de ter sido aluno do Pedro II e terei por toda a vida..

    TE AMO COLÉGIO PEDRO II.
    E muito obrigada Senhor por me permitir estudar nele.

    AO PEDRO II MAIS QUE TUDO!!!!!

    Curtir

  26. Edson

    Simplesmente maravilhosos os anos passados no CPII, após quase 30 anos da minha conclusão do antigo segundo grau, lembro em detalhes muitos momentos passados nessa instituição exemplar que marcou definitivamente a minha vida. Obrigado CPII por tudo que me ofereceu.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s